Encontrar uma definição para aprendizagem que abranja no processo de aprender é algo muito difícil, podemos no entanto, tentar defini-la por meio de distintas aproximações. Ademais, é de suma importância que nos distanciemos de teorias simplistas que somente contemplem o fenômeno a partir de pontos de vista isolados; aprendizagem não é somente um processo de entrada e saída de informação, nem tampouco pode ser considerado somente a partir da área emocional. O aprendizado integra o cerebral, o psíquico, o cognitivo e o social. Podemos afirmar que é um processo neuropsicocognitivo que ocorrerá num determinado momento histórico, numa determinada sociedade, dentro de uma cultura particular.
Uma pessoa pode enfrentar diversas situações com seus filhos ou alunos, ainda mais no que se refere a transtornos em sua aprendizagem, seja TDAH, dislexia, autismo ou dificuldades de aprendizagem, neste caso é fundamental que esta situação não seja qualificada como um problema e que se tente evitar a consciência de dificuldade.
É imprescindível ajudar as crianças que apresentam TDAH, dislexia, autismo, enfim, todas as crianças no processo educacional, a conhecerem seus pontos fortes, a compreenderem que suas dificuldades não existem por falta de capacidade e a descobrirem estratégias que sejam úteis no seu aprendizado. Neste intuito disponibilizaremos atividades que muito auxiliarão aos professores, pais e todas as crianças tenham elas, TDAH, dislexia, autismo ou não, através de atividades que trabalharão vários aspectos fundamentais ao cognitivo e que podem ser incrementadas com a criatividade de cada um.
Atividades
- Completar as palavras que representam as partes do corpo:
___ABEÇA
___LHO
___OCA
B ___ C H ___ C H ____
P ___ ___ N ___
D ___ ____ O
U ___ H ___
Esta atividade auxilia:
– A percepção da relação fonema/grafema (som/letra) a partir do conhecimento da letra inicial das palavras, principalmente quando há alunos que ainda não atribuem o valor sonoro correspondente às letras.
– A construção de hipóteses sobre as letras a serem utilizadas para descobrir as palavras incógnitas.
Atividade 02
Recorte palavras de revistas que denominem partes do corpo ou mostrar a gravura e pedir ao aluno que monte a palavra.
Ca – be – ça (cabeça)
Per –na (perna)
Esta atividade trabalha:
– A socialização
– A leitura do texto
– Identificação das sílabas para a composição das palavras.
Atividade 3
Ditado relâmpago
Escreva a palavra numa folha, mostre ao aluno e vire a folha. Peça ao mesmo que a escreva.
Esta atividade trabalha:
– A percepção
– A leitura rápida
– A ativação da memória
Atividade 4
Leitura dinâmica
Escreva em cartões ou papel ofício um conjunto de palavras iniciadas com a mesma letra.
Pai – padre – padrinho
Mãe – madrasta – madrinha
Filho – filha – família
Tio – tia – tios
Esta atividade trabalha:
– Conhecimento da família
– A distinção entre as formas de palavras parecidas
– A percepção
– A descontração
– A concentração
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.