Olá pessoal, estas atividades são sugestões em que poderemos tomar como base de aprendizagem e com muita paciência, dedicação, afeto e procurando obter conhecimento, adaptá-las em alguma situação de aprendizagem, dificuldade de aprendizagem, TDAH ou outros transtornos, possamos enfim, obter êxito.
No nome de cada objeto falta a primeira letra. Escolha as letras no quadro abaixo e complete os nomes:
A | M | B | P | C | F |
____OLA
_____NEL
____ARRINHO
____OGÃO
____OCHILA
_____ATINETE
Leia as palavras a seguir e pinte os quadradinhos que aparecem as vogais:
P | A | P | A | G | A | I | O |
O | V | E | L | H | A |
G | I | R | A | F | A |
U | R | U | B | U |
A | R | A | R | A |
S | E | R | E | L | E | P | E |
Faça a leitura das palavras a seguir:
ABELHA
BONECA
Circule a vogal E nessas palavras
O som da vogal E nestas palavras é:
( ) igual ( ) diferente
Leia as palavras abaixo:
BOTA
BOCA
Circule a vogal O nessas palavras
O som da vogal O nestas palavras é:
( ) igual ( ) diferente
Complete:
Em cada nome de animal há uma sílaba faltando
LE | CA | LO | MA |
CA | VA |
CA | CO |
E | FAN | TE |
JA | RÉ |
Veja este brinquedo:
Circule as letras que você escreveria o nome dele
T D O A Á B M R I S N G Ó U
LEITURA
A BELA BOLA
ROLA:
A BELA BOLA DO RAUL.
BOLA AMARELA,
A DA ARABELA.
A DO RAUL,
AZUL.
ROLA A AMARELA
E PULA A AZUL.
A BOLA É MOLE,
É MOLE E ROLA.
A BOLA É BELA,
É BELA E PULA.
É BELA, ROLA E PULA,
É MOLE, AMARELA, AZUL.
A DE RAUL É DE ARABELA,
E A DE ARABELA É DE RAUL.
OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2002. P.17.
Volte ao poema de pinte a palavra BOLA Circule as palavras que dizem como é a bola do poema:
MOLE DURA BELA NOVA
Circule o que a bola do texto faz:
CORRE ROLA FURA PULA
Circule no nome da menina uma palavra que diz como a bola do poema é:
ARABELA
Estes são alguns modelos de atividades que obtive êxito com meus alunos/clientes em poucos meses de trabalho, podem ser utilizados em várias situações e com crianças que apresentam TDAH, Dislexia, Dificuldade de aprendizagem enfim, para com todas as crianças, pois são atividades lúdicas, criativas e prazerosas.
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.