É muito provável que, como pais ou educadores todos vocês tenham muitas perguntas sobre o que é autismo, como ele se manifesta, se tem outras comorbidades como por exemplo o TDAH, como são os sintomas em uma criança, um adolescente ou um adulto com este transtorno.
Para começar a nos aproximar do “autismo” diremos que se trata de uma maneira singular do desenvolvimento humano, na qual a comunicação e a sociabilidade têm características diferenciadas com relação às características de um desenvolvimento evolucionário “normal” e afeta, aproximadamente 0,5% da população infantil.
Estas características do autismo que são diferenciadas são frequentemente detectadas nos primeiros anos de vida; são comportamentos que chama a atenção dos adultos. Tais comportamentos podem ocorrer em diferentes níveis, que vão desde uma completa ida, um comportamento repetitivo, auto prejudicial e agressivo até formas mais suaves, que podem ser quase imperceptíveis e confundem-se com timidez, déficits auditivos ou excentricidade. Eles podem variar de comportamento solitário e indiferente a uma aceitação passiva dos outros, embora com grandes dificuldades para iniciar e manter relacionamentos, compartilhar interesses e desenvolver interações recíprocas. Ou seja, dificuldades para comunicar-se e entender como se estabelecem as relações interpessoais.
Muitas pessoas com autismo carecem de linguagem e apresentam problemas de “compreensão”. Mesmo aqueles que constroem uma expressão verbal adequada, geralmente não conseguem seguir uma conversação tradicional. Seu pensamento simbólico é limitado, o que impõe grandes dificuldades para imaginar e elaborar fantasias, organizar o tempo e desenvolver as atividades de uma forma espontânea. Por este motivo, podem aparecer comportamentos rígidos e obsessivos ( um desejo exagerado pela ordem dos objetos, movimentos estereotipados, rotinas etc.).
As pessoas com autismo tem dificuldade, principalmente, em entender as normas sociais que as outras pessoas executam habitualmente (como comportar-se, como fazer saudações, fazer perguntas, esperar a vez). Geralmente, não compreendem as frases com duplo sentido, brincadeiras, linguagem metafórica ou muitas das expressões emocionais (tristeza, ódio, alegria, raiva…) e também apresentam dificuldades para estabelecer relações de amizade ou de amor.
Com o passar do tempo, alguns adultos parecem melhorar o seu desempenho enquanto outros parecem acentuar seu autismo.
Nos casos em que há tendência em estabilizar o comportamento, melhorar as relações com os outros e desenvolver um maior grau de autonomia pessoal, é provável que isso não seja suficiente para atender às exigências de nossa sociedade, por isso um apoio ao longo de toda a vida faz-se necessário.
Programas de ensino especializado, desenvolvimento de habilidades adaptativas e coordenação entre profissionais, famílias e instituições para fornecer recursos para uma inclusão social adequada, são o caminho para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Atividades sugeridas
Estas atividades foram confeccionadas pela equipe de AEE (Atendimento Educacional Especializado) produzidas com materiais recicláveis em Juazeiro Bahia, e podem ser trabalhadas com todas as crianças, inclusive crianças com transtornos como autismo, TDAH ou dislexia.
Materiais
- Garrafas pet (refrigerante)
- Garrafas de yogurte (pequena)
- Tinta guache
- Pincéis
- Papel seda colorido
- Caneta hidrocor
- Cola
Boliche das sílabas
Pintar as garrafas pet com tinta guache de cores variadas, deixar secar, em seguida colar as sílabas nos lados das garrafas (neste caso foram utilizadas três sílabas). No jogo, a criança ao derrubar as garrafas, verificar as sílabas e se com as mesmas consegue formar palavras. Neste jogo pode-se também trabalhar o conhecimento das cores e concentração das crianças.
Jogo das emoções
Com a caneta hidrocor fazer diversas carinhas nas garrafinhas de yogurte (alegre, triste, com raiva, assustada), com papel de seda confeccionar o cabelo dos personagens e colar. Neste jogo pode ser trabalhado o emocional das crianças.
Equipe de AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Maria do Socorro Bernardes
Maria José Gonçalves
Eliane Mauricia Nunes
Olinda Pereira de Oliveira
Erisvânia Vieira de Souza
Roseli Silva Pereira Batista
Olá pessoal, convido a todos vocês que quiserem compartilhar atividades, para entrar em contato comigo e fazermos esta parceria e ajuda mútua. Divulgarei e darei o crédito no Blog. Mandem as atividades para o e-mail: [email protected]
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No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
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Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.