É muito provável que, como pais ou educadores todos vocês tenham muitas perguntas sobre o que é autismo, como ele se manifesta, se tem outras comorbidades como por exemplo o TDAH, como são os sintomas em uma criança, um adolescente ou um adulto com este transtorno.

TDAH, Autismo

Para começar a nos aproximar do “autismo” diremos que se trata de uma maneira singular do desenvolvimento humano, na qual a comunicação e a sociabilidade têm características diferenciadas com relação às características de um desenvolvimento evolucionário “normal” e afeta, aproximadamente 0,5% da população infantil.

Estas características do autismo que são diferenciadas são frequentemente detectadas nos primeiros anos de vida; são comportamentos que chama a atenção dos adultos. Tais comportamentos podem ocorrer em diferentes níveis, que vão desde uma completa ida, um comportamento repetitivo, auto prejudicial e agressivo até formas mais suaves, que podem ser quase imperceptíveis e confundem-se com timidez, déficits auditivos ou excentricidade. Eles podem variar de comportamento solitário e indiferente a uma aceitação passiva dos outros, embora com grandes dificuldades para iniciar e manter relacionamentos, compartilhar interesses e desenvolver interações recíprocas. Ou seja, dificuldades para comunicar-se e entender como se estabelecem as relações interpessoais.

Muitas pessoas com autismo carecem de linguagem e apresentam problemas de “compreensão”. Mesmo aqueles que constroem uma expressão verbal adequada, geralmente não conseguem seguir uma conversação tradicional. Seu pensamento simbólico é limitado, o que impõe grandes dificuldades para imaginar e elaborar fantasias, organizar o tempo e desenvolver as atividades de uma forma espontânea. Por este motivo, podem aparecer comportamentos rígidos e obsessivos ( um desejo exagerado pela ordem dos objetos, movimentos estereotipados, rotinas etc.).

As pessoas com autismo tem dificuldade, principalmente, em entender as normas sociais que as outras pessoas executam habitualmente (como comportar-se, como fazer saudações, fazer perguntas, esperar a vez). Geralmente, não compreendem as frases com duplo sentido, brincadeiras, linguagem metafórica ou muitas das expressões emocionais (tristeza, ódio, alegria, raiva…) e também apresentam dificuldades para estabelecer relações de amizade ou de amor.

Com o passar do tempo, alguns adultos parecem melhorar o seu desempenho enquanto outros parecem acentuar seu autismo.

Nos casos em que há tendência em estabilizar o comportamento, melhorar as relações com os outros e desenvolver um maior grau de autonomia pessoal, é provável que isso não seja suficiente para atender às exigências de nossa sociedade, por isso um apoio ao longo de toda a vida faz-se necessário.

Programas de ensino especializado, desenvolvimento de habilidades adaptativas e coordenação entre profissionais, famílias e instituições para fornecer recursos para uma inclusão social adequada, são o caminho para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

 

Atividades sugeridas

 

Estas atividades foram confeccionadas pela equipe de AEE (Atendimento Educacional Especializado) produzidas com materiais recicláveis em Juazeiro Bahia, e podem ser trabalhadas com todas as crianças, inclusive crianças com transtornos como autismo, TDAH ou dislexia.

 

Materiais

 

  • Garrafas pet (refrigerante)
  • Garrafas de yogurte (pequena)
  • Tinta guache
  • Pincéis
  • Papel seda colorido
  • Caneta hidrocor
  • Cola

 

Boliche das sílabas

 

Pintar as garrafas pet com tinta guache de cores variadas, deixar secar, em seguida colar as sílabas nos lados das garrafas (neste caso foram utilizadas três sílabas). No jogo, a criança ao derrubar as garrafas, verificar as sílabas e se com as mesmas consegue formar palavras. Neste jogo pode-se também trabalhar o conhecimento das cores e concentração das crianças.

TDAH, Autismo

TDAH, Autismo

 

Jogo das emoções

 

Com a caneta  hidrocor  fazer diversas carinhas nas garrafinhas de yogurte (alegre, triste, com raiva, assustada), com papel de seda confeccionar o cabelo dos personagens e colar. Neste jogo pode ser trabalhado o emocional das crianças.

TDAH, Autismo

TDAH, Autismo

 

Equipe de AEE (Atendimento Educacional Especializado)

TDAH, Autismo
Equipe AEE- Juazeiro BA.

 

Maria do Socorro Bernardes

Maria José Gonçalves

Eliane Mauricia Nunes

Olinda Pereira de Oliveira

Erisvânia Vieira de Souza

Roseli Silva Pereira Batista

 

Olá pessoal, convido a todos vocês que quiserem compartilhar atividades, para entrar em contato comigo e fazermos esta parceria e ajuda mútua.  Divulgarei e darei o crédito no Blog. Mandem as atividades para o e-mail: [email protected]

 

Você quer aprender e ficar expert em TDAH? Aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças + camisa personalizada do Blog. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Começando a falar sobre Autismo – Atividades criativas para crianças inclusive, com autismo, TDAH e Dislexia
Classificado como: