A dislexia é um dos termos mais usados dentro das dificuldades de aprendizagem, relacionado à dislexia encontra-se a disgrafia e a discalculia, comorbidades também associadas ao TDAH. É necessário que haja um estudo prévio de tais transtornos para que se possa associar as atividades a cada criança que os apresente, porém, as atividades também podem ser aplicadas com crianças que não apresentem estes transtornos (TDAH, Disgrafia e discalculia), pois são interessantes e promovem a aprendizagem de forma lúdica.
Características de crianças com disgrafia:
– Dificuldades de orientação espacial;
– Falhas no esquema corporal;
– Rotações: confusão de letras que têm orientação espacial diferente: b,d,q p;
– Perda do lugar do texto que se estava lendo ou do lugar em cima, embaixo, esquerda direita na leitura-escrita;
– Inversões;
– Omissões;
– Ao escrever unem letras, sílabas e palavras;
– distorções ou deformações;
– Falha na associação do grafema e do fonema;
– Não reconhece o erro cometido;
– Falha na cópia;
– Pode soletrar a palavra escrita, porém, não a lê por completo;
– Dificuldade de escrever;
– Dificuldades de ordenamento sequencial;
– Alterações na motricidade fina.
Características da criança com discalculia
A criança apresenta dificuldade em:
– Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
– Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.
– Sequenciar números: o que vem antes de 11 e depois dos 15 – antecessor e sucessor.
– Classificar números.
– Compreender os sinais +, -, ÷, ×.
– Montar operações.
– Entender os princípios de medida.
– Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas.
– Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.
Características do TDAH
– A criança tem dificuldade para manter-se parada ou sentada muito
tempo;
– Muito agitada, corre bastante ou sobe excessivamente nas coisas;
– Bastante Inquieta, mexendo com as mãos e/ou pés, ou se remexendo
na cadeira;
– Extremamente elétrica;
– Conversa excessivamente;
– Não consegue fazer atividades silenciosas;
– Responde imediatamente as perguntas antes mesmo de serem feitas
totalmente;
– Interrompe com frequência as conversas e atividades alheias;
– Bastante dificuldade em esperar sua vez em filas e brincadeiras;
Atividades:
Disgrafia
– São dadas à criança orações nas quais falta uma palavra. A criança deve escrever a palavra que falta:
Eu gostaria de ganhar um ____________________no meu aniversário
Eu gostaria de jogar ________________________hoje depois da aula.
O esporte preferido do meu pai é: _____________________________
Minha cor preferida é: ______________________
Uma variação desta atividade seria que, ao invés de escrever a palavra, a criança faça um desenho daquilo que falta na oração. Deve-se tentar colocar orações que permitam as crianças serem criativas.
Meu animal preferido é ___________________ (faz o desenho)
Minha comida favorita é __________________( faz o desenho)
Podem ser criadas orações nas quais se inclui uma palavra sem sentido. A criança deve procurar uma palavra que complete a oração adequadamente:
Eu sou muito carteira quando acordo cedo.
Atividades
Formar palavras que nomeiem algo de comer. Escolha uma letra das palavras que estão a esquerda e coloque no espaço em branco. A primeira já está feita para você:
CALOR | Bolacha | ||
BOLA | ___arne | ||
MOLA | ___açã | ||
SELA | ___rroz | ||
ANTENA | ___orta | ||
TECIDO | ___anduíche |
Atividades de visualização
- Identificação de diferenças em figuras.
- Identificação de detalhes em figuras.
- Discriminação de palavras com grafias iguais, parecidas e diferentes.
- Discriminação de grafemas iguais, parecidos e diferentes.
- Memória para sequência de estímulos visuais: gestos, figuras, palavras.
- Análise-síntese visual: recortar figura em 2 ou 4 partes e depois montá-la;
quebra-cabeça; caça-palavras.
- Discriminar figura-fundo visual.
Discalculia
Atividades
Atividades de agrupamento
– Podem ser utilizados
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH para o Curso de TDAH:
Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças
Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA para o Curso de Dislexia:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Em breve estaremos disponibilizando o Curso Online de DISLEXIA Estratégias e Atividades. Aguardem!
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.