Os primeiros indícios da existência da especialização cerebral surgiram durante estudos com pacientes epiléticos nos anos 60. Esta pesquisa concluiu que os hemisférios direito e esquerdo têm funções muito claras e diferenciadas e que o corpo caloso permite aos dois hemisférios compartilharem a aprendizagem e as memórias das pessoas tenham elas TDAH ou não. O Dr. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1981 por suas descobertas nesse campo. Os estudos realizados posteriormente permitiram estabelecer a especialização de cada hemisfério.

TDAH

Hemisfério esquerdo: é o hemisfério da lógica. Monitora as áreas da linguagem, é analítico e avalia os dados de uma forma racional. Compreende a interpretação literal das palavras e detecta o tempo e a sequência. Também reconhece letras, palavras e números escritos em palavras. Conecta-se com o lado direito do corpo.

 

Hemisfério direito: É o hemisfério intuitivo. Recolhe a informação de imagens, mais do que palavras. Interpreta a linguagem por meio do contexto, ou seja, a linguagem corporal, conteúdo emocional e o tom da voz. É especializado na percepção espacial. Reconhece lugares, rostos e objetos. Conecta-se com o lado esquerdo do corpo.

TDAH

Hemisfério esquerdoHemisfério direito
Mais verbais analíticos e capazes de resolver problemas.Manipulam melhor o mundo visual do que o verbal
Favorecem as palavras, detalhes e o pensamento racionalFavorece o artístico, holístico e o criativo.

 

Teste de Preferência hemisférica para pessoas inclusive com TDAH ou outros distúrbios de aprendizagens:

 

INSTRUÇÕES: entre cada par de orações abaixo, escolha a opção A ou B e faça um círculo ao redor daquela que melhor o (a) descrever. Responda a todas as perguntas. Não existem respostas certas ou erradas.

  1. A. Prefiro encontrar a minha própria forma de realizar uma tarefa nova /inovadora.
    B. Prefiro que me indiquem a melhor forma de realizar uma tarefa nova/inovadora.
  2. A. Prefiro fazer meus próprios planos.
    B. Posso seguir os planos dos outros.
  3. A. Sou uma pessoa muito flexível e, em alguns casos, imprevisível.
    B. ou uma pessoa muito estável e consistente.
  4. A. Guardo cada uma das minhas coisas num lugar específico.
    B. O lugar onde guardo minhas coisas depende do que estou fazendo nesse momento.
  5. A. Consigo distribuir meu trabalho equitativamente ao longo do tempo.
    B. Prefiro fazer o meu trabalho no último momento.
  6. A. Eu sei quando estou certo porque tenho bons argumentos.
    B. Eu sei quando estou certo, embora não tenha argumentos.
  7. A. Necessito de muitas mudanças e variedade na minha vida.
    B. Necessito de uma vida ordenada e planejada.
  8. A. Às vezes tenho ideias demais em situações novas.
    B. Às vezes não me ocorrem ideias em situações novas.
  9. A. Faço as coisas mais simples primeiro e as mais importantes depois.
    B. Faço as coisas importantes primeiro e as mais simples depois.
  10. A. Ao tomar uma decisão difícil, escolho o que sei que é correto. B. Ao tomar uma decisão difícil escolho o que sinto que é correto.
  11. A. Planejo meu tempo para Poder fazer meu trabalho.
    B. Não penso no tempo quando trabalho.
  12. A. Normalmente consigo me autodisciplinar.
    B. Normalmente ajo segundo meus sentimentos.
  13. A. As outras pessoas não entendem como me organizo.
    B. As outras pessoas acham que organizo as coisas bem.
  14. A. Tenho a tendência de aceitar novas ideias antes dos outros.
    B. Tenho a tendência de questionar novas ideias mais do que os outros.
  15. A. Tenho a tendência de pensar mais em imagens.
    B. Tenho a tendência de pensar mais em palavras.
  16. A. Trato sempre de encontrar a melhor forma de resolver um problema.
    B. Trato sempre de encontrar formas diferentes de resolver um problema.
  17. A. Normalmente posso analisar o que vai acontecer depois.
    B. Normalmente posso sentir o que vai acontecer depois.
  18. A. Não sou muito imaginativo no meu trabalho.
    B. Uso minha imaginação em quase tudo o que faço.
  19. A. Começo muitas coisas que nunca termino.
    B. Sempre termino uma coisa antes de começar outra.
  20. A. Sempre procuro uma forma inovadora para realizar rotineiros.
    B. Quando encontro uma maneira de fazer algo bem, faço-o sempre da mesma forma.
  21. A. Divirto-me assumindo riscos.
    B. Divirto-me sem assumir riscos.

 

 

PONTUAÇÃO:

Conte o número de respostas A para as perguntas 1, 3, 7, 8, 9, 13, 14, 15, 19, 20 e 21. Escreva esse número na linha.

A ________________________

 

Conte o número de respostas B para às perguntas restantes. Escreva esse número na linha:

B.______________________

 

 

Escreva o total de respostas A e B que você contabilizou.

 

Total. ___________________

 

O total indica sua Preferência hemisférica de acordo com a seguinte escala :

0 a 5 – Preferência marcante do hemisfério esquerdo.

6 a 8 – Preferência moderada do hemisfério esquerdo.

9 a 12 – Balanço bilateral hemisférico (preferência leve ou inexistente)

13 a 15 – Preferência moderada do hemisfério direito.

16 a 21 – Preferência marcante do hemisfério direito.

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Especialização cerebral – Teste a preferência hemisférica das pessoas- TDAH, Dislexia, Autismo e outros
Classificado como: