Os primeiros indícios da existência da especialização cerebral surgiram durante estudos com pacientes epiléticos nos anos 60. Esta pesquisa concluiu que os hemisférios direito e esquerdo têm funções muito claras e diferenciadas e que o corpo caloso permite aos dois hemisférios compartilharem a aprendizagem e as memórias das pessoas tenham elas TDAH ou não. O Dr. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1981 por suas descobertas nesse campo. Os estudos realizados posteriormente permitiram estabelecer a especialização de cada hemisfério.
Hemisfério esquerdo: é o hemisfério da lógica. Monitora as áreas da linguagem, é analítico e avalia os dados de uma forma racional. Compreende a interpretação literal das palavras e detecta o tempo e a sequência. Também reconhece letras, palavras e números escritos em palavras. Conecta-se com o lado direito do corpo.
Hemisfério direito: É o hemisfério intuitivo. Recolhe a informação de imagens, mais do que palavras. Interpreta a linguagem por meio do contexto, ou seja, a linguagem corporal, conteúdo emocional e o tom da voz. É especializado na percepção espacial. Reconhece lugares, rostos e objetos. Conecta-se com o lado esquerdo do corpo.
Hemisfério esquerdo | Hemisfério direito |
Mais verbais analíticos e capazes de resolver problemas. | Manipulam melhor o mundo visual do que o verbal |
Favorecem as palavras, detalhes e o pensamento racional | Favorece o artístico, holístico e o criativo. |
Teste de Preferência hemisférica para pessoas inclusive com TDAH ou outros distúrbios de aprendizagens:
INSTRUÇÕES: entre cada par de orações abaixo, escolha a opção A ou B e faça um círculo ao redor daquela que melhor o (a) descrever. Responda a todas as perguntas. Não existem respostas certas ou erradas.
- A. Prefiro encontrar a minha própria forma de realizar uma tarefa nova /inovadora.
B. Prefiro que me indiquem a melhor forma de realizar uma tarefa nova/inovadora. - A. Prefiro fazer meus próprios planos.
B. Posso seguir os planos dos outros. - A. Sou uma pessoa muito flexível e, em alguns casos, imprevisível.
B. ou uma pessoa muito estável e consistente. - A. Guardo cada uma das minhas coisas num lugar específico.
B. O lugar onde guardo minhas coisas depende do que estou fazendo nesse momento. - A. Consigo distribuir meu trabalho equitativamente ao longo do tempo.
B. Prefiro fazer o meu trabalho no último momento. - A. Eu sei quando estou certo porque tenho bons argumentos.
B. Eu sei quando estou certo, embora não tenha argumentos. - A. Necessito de muitas mudanças e variedade na minha vida.
B. Necessito de uma vida ordenada e planejada. - A. Às vezes tenho ideias demais em situações novas.
B. Às vezes não me ocorrem ideias em situações novas. - A. Faço as coisas mais simples primeiro e as mais importantes depois.
B. Faço as coisas importantes primeiro e as mais simples depois. - A. Ao tomar uma decisão difícil, escolho o que sei que é correto. B. Ao tomar uma decisão difícil escolho o que sinto que é correto.
- A. Planejo meu tempo para Poder fazer meu trabalho.
B. Não penso no tempo quando trabalho. - A. Normalmente consigo me autodisciplinar.
B. Normalmente ajo segundo meus sentimentos. - A. As outras pessoas não entendem como me organizo.
B. As outras pessoas acham que organizo as coisas bem. - A. Tenho a tendência de aceitar novas ideias antes dos outros.
B. Tenho a tendência de questionar novas ideias mais do que os outros. - A. Tenho a tendência de pensar mais em imagens.
B. Tenho a tendência de pensar mais em palavras. - A. Trato sempre de encontrar a melhor forma de resolver um problema.
B. Trato sempre de encontrar formas diferentes de resolver um problema. - A. Normalmente posso analisar o que vai acontecer depois.
B. Normalmente posso sentir o que vai acontecer depois. - A. Não sou muito imaginativo no meu trabalho.
B. Uso minha imaginação em quase tudo o que faço. - A. Começo muitas coisas que nunca termino.
B. Sempre termino uma coisa antes de começar outra. - A. Sempre procuro uma forma inovadora para realizar rotineiros.
B. Quando encontro uma maneira de fazer algo bem, faço-o sempre da mesma forma. - A. Divirto-me assumindo riscos.
B. Divirto-me sem assumir riscos.
PONTUAÇÃO:
Conte o número de respostas A para as perguntas 1, 3, 7, 8, 9, 13, 14, 15, 19, 20 e 21. Escreva esse número na linha.
A ________________________
Conte o número de respostas B para às perguntas restantes. Escreva esse número na linha:
B.______________________
Escreva o total de respostas A e B que você contabilizou.
Total. ___________________
O total indica sua Preferência hemisférica de acordo com a seguinte escala :
0 a 5 – Preferência marcante do hemisfério esquerdo.
6 a 8 – Preferência moderada do hemisfério esquerdo.
9 a 12 – Balanço bilateral hemisférico (preferência leve ou inexistente)
13 a 15 – Preferência moderada do hemisfério direito.
16 a 21 – Preferência marcante do hemisfério direito.
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.