Muitas vezes o que se pensa serem sintomas de TDAH é reflexo de falta de enquadramento da criança à escola, problemas familiares, excesso de atividades extracurriculares, entre outros fatores, fazendo com que estas crianças sejam apenas superativas.
Por outro lado, porém, não raro pais e educadores subestimam a existência do transtorno e concluem que a distração excessiva do filho é de sua natureza ou ocorre porque a escola exige demais. Claro que estes cenários existem, mas em muitos casos a criança tem outro problema, que acaba deixando de lado ou mal diagnosticado.
O TDAH é considerado o transtorno mental mais comum na infância. Uma revisão de estudos epidemiológicos publicada no Curriente Opinion Psychiatry em 2007 afirma que 5,29% das crianças e adolescentes com menos de 18 anos se encaixam nos critérios diagnósticos. Do TDAH, praticamente 1 em cada 20 alunos.
Atualmente o TDAH é considerado um transtorno neurocomportamental, isto é, existe possivelmente uma disfunção cerebral subjacente a problemas específicos de comportamento. Os sintomas seriam assim, consequência de uma suscetibilidade neurobiológica, resultante de predisposição genética, em interação com fatores ambientais.
Estudos recentes sugerem alguns fatores de risco para o transtorno, como prematuridade, baixo peso ao nascer e exposição ao álcool e ao tabaco durante a gestação. Caso haja suspeita a criança deve ser encaminhada para fazer o diagnóstico que por sinal é complexo e deve ser feito por neurologista ou profissional da saúde mental especializado em TDAH.
Veja abaixo alguns sinais que podem indicar aos pais ou professor a necessidade de encaminhar a criança para uma avaliação profissional.
Leitura | Escrita | Matemática | Organização |
Perde-se ao longo do tempo | Distribui mal o texto no papel | Erros por desatenção | Costuma perder materiais |
L~e melhor em voz alta | Falta de planejamento no texto | Dificuldade em fixar um método | Esquece tarefas |
Esquece o que lê | Evita escrever | Desorganização no processo | Não anota recados |
Evita ler | Caligrafia ruim | Dificuldade de priorizar o que é mais importante | |
Costuma “pular” páginas | Perde-se no tempo |
Atividades cognitiva de matemática:
Nesta atividade lúdica, cada aluno recebe uma tira de papel com duas frases indicando operações, como, por exemplo:
Tenho o dobro de 9 Quem tem a soma de 19 e 2? | Tenho a diferença entre 15 e 13 Quem tem o quociente de 60 por 9? | Tenho a soma de 10 e 2 Quem tem a metade de 22? |
Tenho o produto de 3 e 7 Quem tem o quociente de 18 por 9? | Tenho uma dezena Quem tem o triplo de 4? | Tenho o antecessor de 12 Quem tem o produto de 3 e 6? |
Deste modo, cada aluno deve procurar aquele que tem a resposta para sua pergunta e ficar atento à pergunta do colega para verificar se estava com a resposta do outro. À medida que se completavam, deveriam ficar um ao lado do outro, formando-se assim um círculo.
Objetivo: – Desenvolver habilidade de atenção às orientações e informações fornecidas por outras pessoas e o conhecimento matemático.
Atividade em vídeo de matemática
Pessoal, estaremos disponibilizando em nossos artigos atividades cognitivas, lúdicas e cerebrais, o que vocês acham?
Peço-lhes que participem nos dando ideias e sugestões ok?
Estamos compartilhando muitas ideias criativas em nosso canal no Youtube, inscrevam-se.
Se vocês quiserem muito mais conhecimento estratégias e muitas ATIVIDADES, conheçam nossos Cursos e E-books:
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.