Geralmente a aula teórica é um dos meios mais tradicionais e ineficazes de ensinar a todas as crianças tenham elas ou não TDAH, dislexia, autismo ou outros transtornos de aprendizagens. Por si mesmo, ela não levará à aprendizagem ativa. Para uma aula teórica ser eficaz, o professor deve criar primeiro interesse então, maximizar o entendimento e a retenção, envolver os participantes durante a aula e reforçar o que está sendo apresentado. Vejam algumas maneiras de se fazer isso.
Procure criar interesse
- Para começar uma história ou uma imagem visual interessante. Conte uma pequena estória relevante, uma estória de ficção, uma estória em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da criança, principalmente chamando atenção daquela que tem TDAH.
- Um problema para dar início
Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.
- Faça uma pergunta prévia
Faça uma pergunta para as crianças (mesmo que elas tenham pouco conhecimento prévio) de modo que fiquem motivadas a assistir a sua aula para obter a resposta. Maximize o entendimento e a retenção
- Verifique os Títulos.
Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como subtítulos ou como ajuda para a memória.
- Dê exemplos e analogias
Dê ideias ou explanações da vida real durante a aula e, se possível, crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que as crianças já tenham.
- use sempre apoio visual
Use vídeos, transparências, slides, resumidos e demonstrações que possibilitem as crianças verem e não só ouvirem o que você está dizendo. Envolva todas as crianças durante a aula
- Promova desafios momentâneos
Interrompa a aula periodicamente e desafie as crianças a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.
- Use atividades ilustrativas
Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que estão sendo abordados. Reforce a aula
- Aplicações
Mostre um problema ou uma pergunta para as crianças resolverem baseadas nas informações apresentadas em aula.
- Faça revisão
Peça para as crianças para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a elas um teste de auto-avaliação (de acordo com a idade das mesmas).
Atividade
Poesia com nomes
Habilidade:
– Observação da escrita diferenciada (com letra maiúscula) dos nomes próprios;
– Observação da narrativa, considerando os nomes das personagens e dos lugares onde se ambienta a história.
Modo de fazer:
– Escolher e trazer para os alunos uma história, uma música ou poesia que contenha uma boa quantidade de nomes próprios;
– Ler o texto para as crianças;
– Ao terminar a leitura, pedir para as crianças que escrevam no caderno os nomes próprios das personagens, dos lugares, etc;
– Chamar atenção dos alunos para que observem a diferença entre a escrita dos nomes comuns e a dos nomes próprios (a letra maiúscula);
– Pedir-lhes que criem seus próprios textos usando nomes próprios.
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.