O autismo também pode ser uma comorbidade do TDAH. Deste modo vamos abordar hoje sobre conceito, diagnóstico e profissionais envolvidos no tratamento do autismo. O diagnóstico de autismo ainda é algo bastante delicado, independentemente da idade do portador. Por isso os profissionais envolvidos devem ser capacitados para chegar mais rápido possível ao resultado.
Autismo, qual o conceito?
É considerado um distúrbio neurobiológico que, atualmente, é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Quais são as probabilidades de incidência do autismo?
Hoje se sabe que o TEA é mais incidente em meninos do que em meninas, e que a chance de uma criança desenvolvê-lo é de 1%.
Há alterações no cérebro?
A formação cerebral de crianças com TEA não é a mesma de uma que não possui o transtorno. Em 20% dos casos, a pessoa com autismo apresenta macrocefalia (quando a cabeça tem o tamanho maior do que o esperado para a idade da criança). Além disso, neurônios autistas são mais imaturos, apresentando menos conexões.
Há um exame para autismo?
Não existe nenhum tipo de exame laboratorial, como de sangue, genético ou relacionado à estrutura cerebral, que detecte a existência do TEA. Por ser uma condição comportamental, como também é o TDAH, o diagnóstico é realizado com base nos sinais do comportamento da criança, que se manifestam na medida em que ela se desenvolve, e de entrevistas com pais e responsáveis.
Em que os médicos baseiam a classificação?
Clínicos e pesquisadores de todo o mundo consultam a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais (DSM), para determinar o diagnóstico, bem como o nível de manifestação do transtorno.
Quais os especialistas envolvidos?
Psiquiatras, pediatras, neurologistas. No entanto, as áreas de terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, entre outras, também são essenciais para diagnóstico e provável acompanhamento da criança.
O diagnóstico é muito importante para indicação do tratamento mais adequado e para acesso a condições apropriadas na escola por meio da legislação.
Fonte: Autistic disturbance of affective contact, de Leo Kanner, revista nervous Child, 1943.
Atividades cognitivas
Presenteamos você com este E-book, faça o Download agora!
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.