Lançamos recentemente o E-book “Atividades Exitosas 3” com muitas atividades interessantes para serem trabalhadas com crianças em alfabetização e séries iniciais, tenham elas TDAH ou não, onde iremos disponibilizar aqui alguns modelos de sugestões de atividades e jogos para vocês. Algumas atividades podem estar inclusas no e-book e outras não estão contidas no mesmo.
O E-book “Atividades Exitosas 3” contém atividades e jogos pedagógicos para crianças em alfabetização e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Atividades de concentração e estimulação para crianças com transtornos de aprendizagem (TDAH, Dislexia, Autismo e dificuldades de aprendizagem).
Atividades lúdicas em Papel, EVA, Feltro e artigos recicláveis como Garrafa PET e outros.
Sugestões de atividades para as datas festivas do ano.
As atividades podem ser aplicadas de forma lúdica e bastante criativa para a realidade e de acordo com a habilidade de cada criança, promovendo desta forma a concentração e estimulando a aprendizagem da mesma, por pais, cuidadores e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias obtendo dessa forma a real aprendizagem da criança.
Vejam agora algumas atividades e jogos que disponibilizamos para vocês nesta época de quarentena. Usem a criatividade e divirtam-se ao mesmo tempo que ensinam as crianças. Boa aprendizagem para todos:
Atividades e jogos
1 – É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva. Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a elas: agora vocês estão no mar… Onde vocês estão? As crianças respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar, terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.
Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
2- Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser repetido com cores.
Obs: Trabalhar com séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
3- As crianças colocam-se em círculo e se olham, tentando recordar a posição de cada um dentro do círculo. Uma das crianças deve sair da sala e duas das crianças do círculo devem mudar de posição. Ao retornar à sala a criança que estava fora deve descobrir quais são as crianças que trocaram de lugar.
Obs: neste jogo pode ser trabalhado motricidade, orientação espacial, lateralidade, déficit de atenção.
4 – Criar imagens visuais: Pedir à criança que feche os olhos e imagine um brinquedo, Ex: Uma bola
5– Realizar conexões ou associações: Associar letras a imagens, exemplo C com casa, D com dado, ou cores com imagens, vermelho com coração, verde com limão, marrom com urso (explicar que nem todos os ursos são marrons), etc.
6– Dar as instruções de várias maneiras: dar as instruções tanto de forma oral quanto utilizando imagens, sons, ou até mesmo fazendo um pequeno teatro. É bastante divertido.
7– Apresentar ilustrações com letras. Mostre as ilustrações a criança e peça que a mesma a memorize e depois as reproduza no papel. A quantidade de letras pode ir aumentando de acordo com a idade.
Ex:
MO | ICG | ADBG | TFIB | JSSKN |
Jogos lúdicos
Atividade 08
Habilidade: Vocabulário
Nome: Combinado
Outras estimulações: Percepção visual; Atenção (Atividade excelente para trabalhar com alunos com TDAH)
Preparação: Utilizando gravura de revistas ou desenhando, fazer uma coleção de figuras que relacionem um elemento a outro, como por exemplo: homem x homem / homem x mulher / mulher x mulher / plantas x produtos elaborados / animais x suas casas e inúmeros outros. Colar em cartolina. Recortar de maneira a deixar encaixes.
Utilização: A criança deve formar figuras através dos encaixes, nomeando os objetos que aparecem em cada figura. Em uma etapa seguinte, devem verbalizar a cor dos objetos e, posteriormente, para que servem.
Atividade 09
Habilidade: Vocabulário
Nome: Frutas do pomar
Outras estimulações: Percepção visual; Raciocínio Lógico
Preparação: Utilizando gravuras de revistas, selecionando-as se possível com a ajuda das crianças, organizar uma coleção de objetos mais ou menos do mesmo tamanho, como frutas, brinquedos, transportes ou utensílios diversos.
Utilização: As peças devem ser montadas como um Jogo de Dominós (28 peças com 7 figuras combinadas) e suas regras devem ser seguidas com a criança nomeando os objetos, dizendo sua cor, ou criando fatos sobre os mesmos.
Atividade 10
Habilidade: Vocabulário
Nome: Fazendo rimas
Outras estimulações: Fluência verbal
Preparação: Cartolina, lápis de cor, tesoura, cola régua, revistas.
Utilização: Os alunos são divididos em dois grupos e cada um deles deve selecionar em revistas diferentes figuras dentro de uma ordem estabelecida pelo professor, colando em cartolina e recortando-as de maneira a formar pequenas cartas de baralho. Iniciando o jogo, cada aluno escolhe uma de suas cartas e mostra ao grupo adversário que terá um minuto para encontrar uma palavra que forme duas rimas com a apresentada na carta. Conseguindo, ganha um ponto e é sua vez de escolher a carta e propor aos adversários igual problema. O professor vai registrando os pontos na lousa e, em determinado momento, pode passar de duas para três ou dois montes, um para cada grupo, propondo rimas. Caso prefira, pode selecionar as cartas e fazer sua apresentação.
Espero que este artigo e estas atividades tenham ajudado muito a todos vocês. Até o próximo post onde continuarei escrevendo sobre estratégias e atividades que tem me auxiliado bastante e onde tenho obtido resultados muito positivos com meus alunos. Não deixem de conferir o novo lançamento: E-book Atividades Exitosas 3, com mais de 450 atividades lúdicas e interessantes.
Se você tem interesse pelo tema e, quer saber mais, curta, siga nossa página e inscreva-se em nosso canal do Youtube. Assim você garante receber todos os nossos conteúdos exclusivos.
Para isso basta acessar o link: https://www.facebook.com/ganhesempremais/
CONHEÇA NOSSOS CURSOS E E-BOOKS:
E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”
Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
particípio
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Dúvida ou sugestão: fale comigo pelo WhatSapp: 074 – 988085744
Abraços,
Socorro Bernardes
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.