Acredita que as atividades diárias podem se transformar em oportunidades incríveis de aprendizado para crianças com autismo ou TDAH? No nosso novo artigo, apresentamos 40 atividades cuidadosamente selecionadas para crianças autistas que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, motoras e de comunicação.
Cada atividade é projetada tendo em mente as necessidades especiais dessas crianças, tenham elas autismo ou TDAH, facilitando a compreensão e estimulando a interação. Além disso, todas elas podem ser facilmente adaptadas para encaixar nas rotinas diárias, tornando o aprendizado uma experiência natural e divertida. Vamos lá?
Atividades para TDAH e autismo
- Alfabeto Sensorial: Use materiais de texturas variadas para criar letras, como lixa, algodão, papel celofane, etc. Isso permite que a criança toque e sinta as formas das letras.
- Alfabeto Móvel: Use letras móveis de madeira ou plástico para a criança explorar, organizar e formar palavras.
- Leitura Compartilhada: Leia um livro junto com a criança, apontando e identificando letras e palavras, e incentivando-a a fazer o mesmo.
- Pintura com letras de esponja: Recorte esponjas no formato das letras e deixe a criança mergulhar na tinta e carimbar no papel.
- Jogo da Memória de letras: Crie cartões com pares de todas as letras do alfabeto. A criança deve virar dois cartões por vez e tentar encontrar os pares.
- Alfabeto de massinha: A criança pode moldar letras e palavras usando massinha de modelar, o que também ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.
- Leitura de Histórias Interativas: Use livros que incentivem a criança a participar, como livros com texturas, abas e pop-ups.
- Jogo de Correspondência de Imagem-Palavra: Crie cartões com imagens e seus respectivos nomes. A criança precisa emparelhar a imagem com a palavra correta.
- Boliche de Alfabeto: Coloque letras ou palavras nos pinos de boliche. A criança derruba os pinos e identifica a letra ou palavra.
- Pesca de Palavras: Escreva palavras ou letras em peixes de papel e use uma vara de pesca com um ímã para “pescar”. A criança deve ler a palavra ou a letra que pescou.
- Caça ao Tesouro de Letras: Esconda letras pela casa ou sala de aula e peça para a criança procurar, identificando cada letra que encontrar.
- Alfabeto de Lego: Use blocos de Lego para construir letras e formar palavras.
- Colagem de Letras: Use recortes de revistas ou jornais para a criança encontrar letras e colar num papel, formando palavras.
- Letras na Areia: Deixe a criança desenhar letras e palavras na areia com o dedo.
- Bingo de Palavras: Crie cartelas com diversas palavras. Diga uma palavra e a criança deve marcar na cartela se a tiver.
- Teatro de Fantoches: Use fantoches para contar histórias e incentivar a criança a participar, identificando palavras e letras no processo.
- Alfabeto de Feltro: Corte letras em feltro e deixe a criança manipular e organizar as letras para formar palavras.
- Jogo de Formar Palavras: Use cartões com letras para que a criança forme palavras, movendo os cartões para criar diferentes combinações.
- Cartões de Rima: Faça pares de cartões com palavras que rimam. A criança precisa encontrar os pares que rimam.
- Alfabeto de Biscoitos: Use cortadores de biscoito em formato de letras para a criança moldar e assar seu próprio alfabeto. Enquanto os biscoitos estão no forno, você pode conversar sobre as letras que ela escolheu, as palavras que podem ser formadas com elas, etc.
- Trilha de Palavras: Crie uma trilha no chão com cartões de palavras ou letras. A criança deve andar na trilha, lendo as palavras ou letras conforme passa por elas.
- Jogo do Alfabeto com Dados: Faça um dado com lados contendo diferentes letras. A criança joga o dado e deve dizer uma palavra que começa com a letra que saiu.
- Jogo de Batata Quente com Palavras: Semelhante ao jogo tradicional, mas quando a música para e a criança fica com a “batata” (que pode ser um pequeno travesseiro ou bola), ela deve pegar um cartão de uma caixa e ler a palavra nele.
- Alfabeto com Recursos Naturais: No parque ou no quintal, incentive a criança com TDAH ou autismo a coletar pequenos objetos como galhos, folhas, pedras e usá-los para formar letras ou palavras.
- Jogo da Velha com Letras: No lugar do “X” e “O”, use duas letras diferentes. A criança deve tentar alinhar três letras iguais na horizontal, vertical ou diagonal.
- Jogo da memória com letras do alfabeto: Crie cartões com pares de todas as letras do alfabeto. Embaralhe-os e coloque-os de cabeça para baixo. A criança com TDAH ou autimso deve virar dois cartões por vez e tentar encontrar os pares.
- Leitura de histórias interativas: Use livros que incentivem a participação ativa, com abas para puxar, texturas para sentir e perguntas para responder.
- Desenho das letras na areia ou em um prato de farinha: Coloque um pouco de areia ou farinha em uma bandeja ou prato raso. A pessoa pode usar o dedo para desenhar letras e palavras.
- Caça ao tesouro com objetos que começam com uma determinada letra: Escolha uma letra e peça para a criança com TDAH ou autismo encontrar objetos em casa que comecem com essa letra.
- Músicas com rimas e gestos associados: Cantar músicas que ensinam o alfabeto ou que possuem muitas palavras com a mesma inicial. Combine gestos que representem as letras ou palavras para ajudar a memorização.
- Pintura com letras feitas em esponja: Recorte esponjas no formato das letras e permita que a pessoa as mergulhe na tinta e depois carimbe no papel, formando palavras ou apenas reconhecendo as letras.
- Formação de palavras com blocos de letras: Use blocos ou cubos que tenham letras de cada lado. A pessoa pode girar os blocos e formar palavras diferentes.
- Jogo de correspondência de letras maiúsculas e minúsculas: Crie cartões com letras maiúsculas e outros com letras minúsculas. A tarefa é emparelhar as letras corretamente.
- Atividades com alfabeto móvel: Letras móveis permitem a formação de palavras e frases, o que facilita o reconhecimento e a manipulação de letras e palavrasJogo da velha com letras: Em vez de “X” e “O”, use duas letras diferentes. O objetivo é alinhar três letras iguais, seja na vertical, horizontal ou diagonal.
- Montar letras e palavras com palitos de picolé: Use palitos de picolé para formar letras e palavras. Isso também ajuda a desenvolver a motricidade fina da criança com TDAH ou autismo.
- Brincadeiras de mímica com palavras: Escreva várias palavras em pedaços de papel e coloque em um pote. A pessoa escolhe um papel e deve fazer a mímica para que os outros adivinhem a palavra.
- Utilizar revistas velhas para encontrar e recortar letras e palavras: Dê uma revista e peça para a pessoa procurar letras ou palavras específicas. Depois, ela pode recortá-las e colar em um papel, formando um novo texto ou simplesmente reconhecendo e agrupando as letras.
- Caixa Sensorial: Prepare uma caixa com diferentes objetos de texturas, tamanhos e formas variadas. Isso pode incluir itens como esponjas, pedras lisas, tecidos macios e ásperos, bolas de borracha, etc. A criança pode explorar a caixa e descobrir as diferentes sensações que cada objeto proporciona, promovendo assim a percepção sensorial.
- Jogo de Correspondência de Cores: Essa atividade é excelente para desenvolver habilidades de correspondência e reconhecimento de cores. Use blocos coloridos ou peças de brinquedos e peça à criança para combinar cores iguais. Você pode começar com cores básicas (vermelho, azul, amarelo) e progredir para tons mais complexos conforme a criança se familiariza com a atividade.
- Treino de Habilidades Sociais através de Teatro de Fantoches: Prepare um pequeno teatro com fantoches e crie histórias que envolvam situações sociais comuns, como cumprimentar alguém ou compartilhar brinquedos. Essa atividade pode ajudar a criança a entender e praticar as habilidades sociais de maneira lúdica e divertida.
Cada atividade deve ser adaptada para atender ao nível de habilidade e interesse da criança com autismo ou TDAH, sempre respeitando seu ritmo e suas particularidades. Lembre-se de que o objetivo é tornar o aprendizado uma experiência divertida e significativa para a criança.
Leia também:
TDAH e sucesso acadêmico: Como o tratamento pode mudar a trajetória de vida de seu filho
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.