Acreditamos que a criança que tem qualquer transtorno, assim como qualquer criança, não gosta de aula sem criatividade, em termo popular, aquela aula “chata”, entediante. Este tipo de aula deve ser revista e feita de uma forma lúdica, alegre, motivadora. Os pais também devem proporcionar a estas crianças a complementação do conhecimento de sala de aula, com métodos lúdicos, interessantes e alegres. O momento da aprendizagem deve ser prazeroso e não traumático.
Neste momento trabalharemos com atividades relativas a identidade do aluno associando-a ao conhecimento de si mesmo e ao conhecimento alfabético, esta atividade pode ser feita com alunos que tenham déficit de atenção usando letras móveis.
Atividade 01
– Trabalhando a Identidade
1. Escreva seu nome completo
2. Retire do seu nome:
a) As vogais
b) As consoantes
3. Quantas consoantes tem seu nome?
4. Quantas vogais tem seu nome?
5. Escreva 4 nomes próprios que comecem com a letra A
6. Conte as sílabas dos nomes escritos na questão de número 5.
Nome do aluno: ______________________________________
Série: _____________________________________________
Atividade 02
– Atividade para aprender palavras de uso frequente utilizando as destrezas visuais e cinestésicas. Observe cuidadosamente as palavras nesta folha. A seguir complete em cada espaço a letra que falta para completar a palavra (1º ano).
O V O
O __ O
__V O
__ __ O
__ __ __
P A T O
P A __ O
P __ T O
__ A T O
__ __ __ O
F A C A
F __C A
F A __ A
F A C __
C O M E
C __ M E
C O __ E
C __ __ E
__ __ __ __
– Folha de trabalho para escrever palavra de uso frequente. Olhe a palavra em cada linha, você deve olhar as letras que estão depois da palavra e colocar um círculo em volta das letras que formam a palavra. Depois deve escrever a palavra. (1º ano)
1. ele r m e s p l d c e m _________________
2. mas x e m e a t e s w u _________________
3. teve b n t l u e q v a l e _________________
4. havia h s p a r v k v t i n a __________________
5. mesa b m w d e j o s z a h __________________
6. piso m u p r t i s d o w q __________________
7. tem s c n t j e d a n m p __________________
8. mamãe m n a u o m i ã h d e __________________
9. disse z s d n i b g c e s __________________
10. céu z x b c t i é l n u m o ___________________
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH para o Curso de TDAH:
Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças
Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA para o Curso de Dislexia:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Leia também:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.