É constatada, mediante estudos, a existência de uma grande preocupação por parte de alguns profissionais, não somente da área da educação, mas também por fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos, quanto às causas dos distúrbios diagnosticados durante o processo de aquisição da linguagem oral e escrita dislexia, e disgrafia que pode ser também uma comorbidade do TDAH.

T

Através de intensas pesquisas, verificou-se que tais distúrbios mencionados afetam a aprendizagem em crianças e adultos anteriormente alfabetizados, e que esses problemas dizem respeito à dislexia e disgrafia, tanto congênitas como adquiridas.

A dislexia pode ser observada quando, no momento da leitura, existirem dificuldades pertinentes à identificação, à compreensão e à interpretação dos símbolos gráficos. Neste caso, a criança ou o adulto terá uma tendência em trocar sílabas, substituir ou omitir letras ou palavra, podendo ainda invertê-las ou lê-las de trás para frente.

Como não é uma doença, ela não tem cura e pode ser identificada logo na pré-escola e, mesmo que esteja submetida a uma instrução convencional, não possua distúrbios cognitivos nem sensoriais, a criança disléxica falha no momento em que for adquirir a linguagem.

A dislexia se apresenta de diferentes formas de dificuldades e de linguagem, onde são frequentes os problemas de leitura e de escrita.

Disgrafia – um distúrbio na linguagem escrita

No momento em que falamos ou escrevemos um texto casual, temos a liberdade de nos expressar de maneira diferente daquela utilizada na escrita típica, que por sua vez é mais complexa, formal e explícita. Quaisquer que sejam esses processos utilizamos em ambos uma altíssima carga mental para organizarmos nossas ideias.

Isso vem comprovar que tanto a fala quanto a escrita utilizam diferentes formas gramaticais, mas as duas compartilham de processos comuns, como a construção e o planejamento inicial da frase, destaca Ellis3.

Outro fator que difere a leitura da escrita refere-se à articulação dos fonemas (sons das letras) e a produção das letras respectivamente, ou seja, quando estamos aprendendo a escrever, o domínio envolvido no idioma escrito é o formal, o que comprova um desconforto no momento de nos expressarmos através da escrita, promovendo com isso os “erros” que, anteriormente à invenção da imprensa e do dicionário, eram aceitos normalmente, mesmo porque estas escritas comunicavam o som das palavras sem nenhum problema.

ATIVIDADES RELEVANTES

Intencionado em colaborar no tratamento desses distúrbios, Valett propôs algumas atividades relevantes a serem realizadas em sala de aula, tais como.

Imitar ações: sentar, levantar, tocar o nariz, orelhas, boca, bater os pés, bater palmas, etc.

Imitar ações e sons: bater palmas e dizer BANG, tocar tambor e falar BUM.

Imitar sons: de animais, iniciando por sons simples como os do gato, cachorro, vaca, cabra, indo gradativamente para sons mais complexos como os do cavalo, leão, tigre, etc.

Ditado mudo: apresentar gravuras do dia a dia e pedir que a criança escreva as palavras correspondentes às gravuras.

Jogos ativos e marchas rítmicas: incluir sons.

Analisar palavras foneticamente: identificar palavras através de sons vocálicos ou consonantais.

Trabalhar com rimas: cantigas infantis, recitar rimas e poesias, trava-língua, charadas, etc.

Histórias em rodízio: o professor inicia uma história e os demais alunos vão continuando um a um.

Envolver os alunos em atividades complexas: confecção de murais artísticos, encenação de peças teatrais, descrição de envolvimentos em situações ou eventos globais.

Trabalhar com histórias em quadrinhos: através de recortes de revistas ou desenhos próprios os alunos poderão elaborar histórias orais e escritas sequencialmente.

Jogos de quebra-cabeça em sequência;

Copiar e escrever palavras soletradas de memória através de palavras cruzadas;

Desenhos e pinturas livres ou sugestionados.

A dislexia e a disgrafia requerem um atendimento profissional mais adequado, capaz de auxiliar tanto o professor como o aluno, uma vez que a inflexibilidade através de tarefas ou avaliações e a utilização de materiais e métodos inapropriados, geram as humilhações e o fracasso escolar.

Diversificar metodologias e estratégias, intercaladas a um acompanhamento profissional especializado, é, sem dúvida, o caminho mais seguro para o sucesso no decorrer da vida escolar de alunos portadores da dislexia e disgrafia.

Fonte: Revista ABPP, ed.65

Outros artigos que podem lhe interessar:

20 Sinais de Dislexia em crianças com idade escolar (6 anos em diante)

Conheça o meus mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

13 atividades relevantes para crianças com dislexia/disgrafia – TDAH
Classificado como: