Conhecimento matemático é fundamental para a aprendizagem de todas as crianças tenham elas ou não TDAH ou outros transtornos, Deste modo, vamos auxiliá-las com modelos de atividades para desenvolver suas competências pré- numéricas como:
Correspondência, classificação e seriação
Muitas crianças começam sua escolarização com poucas experiências que lhes permitem desenvolver competências pré- numéricas como a correspondência, classificação e seriação, o que mais tarde dificulta bastante sua aprendizagem em matemática.
Correspondência: é muito importante verificar se a criança tem noções corretas de correspondência. A noção de correspondência leva a criança a uma melhor compreensão da numeração e da representação. Muitas crianças pequenas ainda não desenvolveram ainda uma correspondência correta entre a quantidade e o número que a representa. É importante exercitar de várias formas esta competência para que as crianças estejam prontas para realizar as operações.
Classificação: poder agrupar objetos de acordo com as semelhanças e diferenças de suas propriedades é uma competência necessária para futuras aprendizagens matemáticas. A criança para ter adequada compreensão do conceito de número deve ser capaz de classificar objetos pelo tamanho, forma, cor, etc. Esta é uma competência pré-numérica muito necessária já que a criança deve focalizar as propriedades comuns dos objetos e reduzir grandes números e grupos menores.
Seriação: a seriação é similar á classificação no que depende do reconhecimento de atributos e qualidade comuns dos objetos. Na seriação, o ordenamento depende do grau em que o objeto possui o atributo. Por exemplo, se o atributo é o tamanho, a seriação consiste em ordenar progressivamente do maior para o menor.
Atividades para desenvolver
Correspondência:
– Utilize todo o tempo às oportunidades para ensinar a correspondência nas atividades diárias. Exemplo: temos aqui duas tesouras, uma para você e uma para seu colega. Temos cinco lápis para as cinco crianças desta mesa. Neste grupo há quatro crianças, precisamos de quatro cadeiras.
– Entregue à criança cartões com números que ela reconheça e entregue bloco. Peça a ela que coloque a quantidade correta de blocos em cada cartão.
Classificação:
– Peça à criança que classifique objetos em grupos. Pergunte depois a alguma delas que regras utilizaram para classificação.
– Entregue à criança uma caixinha de ovos vazia e uma caixa que contenha objetos pequenos. Peça para ela classificar os objetos de acordo com alguma propriedade, por exemplo, cor. Em seguida peça para ela que pense em outras formas de classificar os objetos, por exemplo, tamanho, textura, etc.
Seriação:
– Entregue à criança alguns objetos de diferentes comprimentos e peça a ela que os coloque em ordem a partir do mais curto até o mais longo.
– Pedir a uma criança que coloque um grupo de colegas em ordem de altura, do mais alto para o mais baixo e depois do mais baixo para o mais alto.
– Colocar alguns copos com água em diferentes níveis e pedir à criança que os ordene. Em seguida pedir-lhe que explique sua forma de ordenamento.
– pedir à criança que observe a figura abaixo e responda:
Quantas flores existem na figura?
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.