Estamos pesquisando e trabalhando sempre em prol da aprendizagem cognitiva de todas as crianças, inclusive as que apresentam TDAH, autismo, dislexia e outros transtornos de aprendizagens. Todas as crianças possuem uma inteligência ou habilidade, todas elas independente do transtorno podem aprender. Deste modo, pela experiência e conhecimento sobre transtornos e aprendizagens, lançamos o nosso primeiro e-book “Atividades Exitosas” o qual obtivemos excelentes resultados com as crianças. Devido ao grande sucesso e por adquirirmos mais experiência ainda, estamos apresentando a vocês o e-book “Atividades Exitosas 2”, com mais atividades lúdicas e também sugestões em E.V.A, todas as atividades comprovadas e onde obtivemos êxito na aprendizagem das crianças.
Este trabalho é destinado a pais e professores, pois, são vocês que sabem, melhor do que ninguém, a verdadeira idade cognitiva das crianças que tem ao redor. O objetivo deste é incentivar a professores e ás crianças o prazer da escrita e leitura, tenham ou eles ou não TDAH, dislexia, autismo ou outros transtornos de aprendizagens. As atividades sugeridas podem e devem ser modificadas de acordo com a necessidade ou criatividade de quem for aplicá-las, atendendo ao contexto educacional. Através dos jogos, do lúdico e do trabalho com E.V.A, procuramos atender ás áreas das inteligências múltiplas que podem ser estimuladas pelos educadores. Os jogos devem ser utilizados de acordo com as habilidades das crianças. Tivemos também o cuidado de sugerir jogos ou trabalhos lúdicos que usam materiais disponíveis e descartáveis abundantes no ambiente, mostrando ao educador que o valor de sua criatividade é imenso, mas que valor não significa preço. Reporto-me a vocês educadores, por serem imprescindíveis e indispensáveis na aplicação das atividades e a vocês pais por serem os primeiros educadores na vida de suas crianças. Esperamos contribuir através destas atividades sugeridas para que a aprendizagem das crianças seja sempre produtiva e prazerosa.
Relacionamos aqui, algumas atividades contidas neste E-book:
Atividades para memória
Apresente uma lista com 10 palavras a serem memorizadas. Em seguida coloque o relógio com um tempo de 12 segundos e peça à criança que olhe a lista depois escreva as palavras que lembrar nas linhas da direita no local correspondente:
Exemplo: copo, água, mesa, gato, coelho, pato, cadeira, caderno, lápis, porta
1________________
2_________________
3_________________
4________________
5________________
6________________
7________________
8________________
9_________________
10________________
– Apresentar à criança objetos de uso comum, por exemplo, um carro, uma xícara, um lápis, etc. São apresentados a ela os objetos e pede-se que observe e, em seguida, feche os olhos. Escondem-se os objetos e pede-se a ela que abra os olhos e os nomeie. Isto pode complicar-se progressivamente com um maior número de objetos de acordo com a idade da criança.
– Apresentar ilustrações com letras. Pede-se que depois as reproduza no papel. A quantidade de letras pode ir aumentando de acordo com a idade.
– Pedir à criança que desenhe ou escreva de memória objetos da sala de aula, os animais do zoológico, o que observaram no caminho de casa, etc.
-Dizer uma série de palavras como, por exemplo; casa, relógio, bala, cachorro, etc. Fazer uma pergunta: Qual a palavra nomeia algo que serve para ver as horas?
– Brincar de mensageiro: dar um recado oral e pedir á criança que o repita a outra criança da sala.
– Dizer uma lista de cores. Pedir á criança que a repita e depois a repita na ordem inversa.
Atividades para melhorar a pronúncia o tom de voz e entonação
– Escreve-se uma frase na lousa, exemplo:
“Domingo é dia de eleições”
Pede-se à criança que a leia. Depois é colocado o ponto de interrogação e volta-se a pedir que a leia. Muda-se o ponto de interrogação por ponto de exclamação. Pode-se pedir também a criança que leia a frase com diferentes tons de voz, diferentes estados de ânimo como alegre, triste, assustado, etc.
– Para trabalhar a vocalização, pode-se começar com as vogais. A criança pode começar experimentando como muda a forma de sua boca quando pronuncia cada uma das vogais. Podem fazer desenhos de suas faces ao pronunciá-la. Podem ser procuradas palavras que contenham uma só vogal, por exemplo:
A: palavra, cama, nata, casa, mala,
E: mexer, beber, tecer
I: biri, mimi
O: foco, osso, poço
U: húmus, Lulu
Confira muito mais atividades no E-book : Atividades Exitosas 2: IMPERDÍVEL!
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.