Conforme a definição adotada pela IDA- International Dyslexia Association – A Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. Conforme estudos a dislexia pode está associada com o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Sinais da Dislexia
Alguns aspectos preditivos de dislexia, sendo ou não comorbidade do TDAH, entre eles:
- Demora nas aquisições e desenvolvimento da linguagem oral;
- Dificuldades de expressão e compreensão;
- Alterações persistentes na fala;
- Copiar e escrever números e letras inadequadamente;
- Dificuldade para organizar-se no tempo, reconhecer as horas, dias da semana e meses do ano;
- Dificuldades para organizar sequências espaciais e temporais, ordenar as letras do alfabeto, sílabas em palavras longas, sequências de fatos;
- Pouco tempo de atenção nas atividades, ainda que sejam muito interessantes;
- Dificuldade em memorizar fatos recentes – números de telefones e recados, por exemplo;
- Severas dificuldades para organizar a agenda escolar ou da rotina diária;
- Dificuldade em participar de brincadeiras coletivas;
- Pouco interesse em livros impressos e escutar histórias.
- Demora nas aquisições e desenvolvimento da linguagem oral
- Dificuldade para organizar-se no tempo, reconhecer as horas, dias da semana e meses do ano;
- Dificuldade em memorizar fatos recentes – números de telefones e recados, por exemplo;
- Severas dificuldades para organizar a agenda escolar ou da rotina diária;
- Pouco interesse em livros impressos e escutar histórias.
Crianças disléxicas ou com TDAH com dificuldade na fala e linguagem
Existem evidências consideráveis de que os problemas inesperados de leitura nas crianças são causados por deficiências de linguagem no domínio fonológico. Algumas crianças disléxicas ou que têm TDAH possuem déficits fonológicos que as impedem de se alfabetizarem no ritmo normal. Existem descobertas que comprovam que o treinamento das habilidades fonológicas tem um efeito benéfico sobre o desempenho na leitura e na ortografia, especialmente quando combinado com o ensino dos relacionamentos entre a letra e o som. Neste caso, os profissionais cujas crianças têm dificuldades na fala e dislexia precisam estar prontos para avaliar a extensão em que a leitura de uma criança pode ser atribuída a fonologia deficiente, e a extensão em que outros déficits de linguagem e processamento cognitivo podem ter um papel a desempenhar.
Atividades de consciência fonológica para crianças com TDAH e/ou Dislexia
-Imitar onomatopéias de objetos conhecidos como o tic-tac do relógio, o ruído de ambulância, o alarme de um carro e os sons de animais.
– Repetir em coro poesias muito simples, rimas, etc.
“Alegre manhã
Quando chega a manhã
E vem nos saudar
Dizemos a ela: Bom dia
E começamos a cantar”
– Imitar slogans publicitários
– Nomear objetos que aparecem numa figura; pedir às crianças que prestem muita atenção ao som inicial. Depois pedir que digam outras palavras que comecem com o mesmo som. Esta atividade pode ser ampliada: apresentar às crianças uma figura onde apareçam vários objetos que comecem com “a”, colocar ênfase sobre o som. Pedir às crianças para que o repitam. Procurar outras palavras que comecem com o mesmo som.
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.