Minha conterrânea, cantora de uma voz inconfundível, extremo talento, despontava deslumbrante, linda, tanto na mídia nacional como internacionalmente, um orgulho, a nossa maior representação, encantava, inspirava, comecei a escrever poesia para ela, virou um hiperfoco do meu TDAH que eu nem sabia ainda que tinha. Quem é ela? Ivete Sangalo, a nossa “vevetinha “ Juazeirense.

Ouvia suas músicas sem parar, pesquisava sobre ela, me encantava a cada dia com seu talento, sua voz, ela me inspirava em poesia, eu escrevia. Mesmo longe, eu a tinha perto, em seus acordes, no meu coração. Era aquela fã que escrevia e nem sequer imaginava em vê-la, já que ela tão famosa, pela própria fama, estava tão distante de mim.

TDAH
Capa do livro

Como a encontraria? como ela iria saber destas tão singelas poesias em sua homenagem? E eu continuava, apenas escrevia…

Determinada, hiperfocada, eu nem sabia que tinha TDAH, mas não parava. Terminei as poesias e pedi para fazerem a capa e diagramação, era um pequeno livro e como eu sabia que não podia utilizar as imagens da minha “musa inspiradora” devido aos direitos autorais, eu mesma desenhei cada página à mão. Foram 25 páginas de poesias, mas cada uma também desenhada por mim. Parecia um trabalho pequeno, porém de uma dimensão tão grande que só eu mesma parecia entender, talvez ela também, se um dia chegasse a ler.

TDAH
Poesia

Sonhava, sonhava em entregar aquelas páginas escritas e desenhadas, pequeno livro, de grande valor sentimental para mim, entregar em mãos à minha “musa”, minha inspiração, minha “Estrela Nacional” nome que dei ao livro, mas já sabendo e me orgulhando porque ela era Internacional. Este foi um dos maiores hiperfocos do TDAH que anos depois eu descobri e pude entender.

E, enfim, chegou a época de carnaval, perdoem-me não falarei em datas, devido á falha de memória, espero que entendam, este é mais um dos sintomas do TDAH. Mas vamos lá, continuemos. Ainda não tinha este avanço tão grande da Internet, mas ela, Ivete, fazia “rebuliço” por onde passava e seria neste carnaval, em minha cidade a maior atração. Esta era a chance que eu teria para entregar a minha singela homenagem.

Tive a ideia de ir nas rádios locais, pois sabia que sozinha, sem ajuda, jamais iria conseguir vê-la. Eram muitos fãs, seria praticamente impossível chegar tão perto. Fui de rádio em rádio, pedi para me entrevistarem, para divulgarem aquela minha homenagem. Alguns locutores achavam interessante, até agendavam comigo, outros me ignoravam. Porém, um radialista leu o livro e gostou das poesias, disse então que iria me ajudar a entregá-lo em mãos à Ivete Sangalo.

Chorei naquele dia, na porta da rádio, com um livro nas mãos e a esperança pelo menos que aquela cantora, que era tão querida por mim, minha inspiração, pudesse saber daquelas poesias, daquela minha homenagem. Seria esse o meu grande troféu, a maior alegria naquela época.

Passei a acreditar que ia conseguir e quando já estava indo embora, fui chamada pelo radialista que me disse: “Hoje tem show de Ivete Sangalo e eu consegui um contato com seu irmão, Jesus Sangalo, falei sobre seu livro de poesias em homenagem a cantora. Esteja perto do trio com o livrinho nas mãos, se ele te reconhecer facilitará sua entrada no trio e você pode fazer sua homenagem”.

Era uma esperança, mas eu acreditei nestas palavras e fui sozinha, vestida com alegria e a esperança de encontrar e entregar minha homenagem em poesias para a Cantora internacional, aclamada mundialmente, Ivete Sangalo, para mim, “ vevetinha”, aquela que me inspirou poesias e até me mostrou que eu tinha facilidade em desenhar.

E lá estava eu, apenas com o livro nas mãos “ Estrela Nacional”, nessa época eu não tinha sequer uma máquina fotográfica para registrar este momento, também estava sozinha, aventurando ver  de perto, aquela que era minha inspiração, mas também, para mim, tão difícil de encontrar. Não existia “selfie”, eu dependeria apenas dos fotógrafos e nem sei se tiraram alguma foto de mim, eu não ligava para isso, só queria entregar minha homenagem.

Cheguei cedo, sozinha, sentei no meio fio, esperava ansiosamente a chegada de Ivete, ninguém sabia por onde ela surgiria. Percebi que muitos achavam loucura, apenas tietagem, besteira minha, tão insignificante, querer encontrar uma cantora tão famosa, para quê, com tanta gente ela nem ia me perceber. Eles podiam até ter razão, mas eu queria vê-la sim, eu seguia meu coração.

Para mim seria um momento único, eu queria vê-la de perto mesmo que não fosse notada, mas ia entregar minha homenagem, ia lembrar deste momento por toda minha vida, teria história para contar e um legado para levar.

No meio de uma enorme multidão, ela, Ivete Sangalo, minha “veveta”, minha Estrela, chegou. Gritos, Flashes, repórteres, seguranças, muita “loucura” das pessoas na sua chegada, ela quase nem conseguia passar, vinha lentamente por causa da aglomeração e eu ali no meio quase atropelada, tão pequena, zonza, mas determinada, fui para a entrada do trio elétrico, antes mesmo dela chegar. Ergui os braços e acenei com o livro. De repente, ouvi uma voz que gritava: “Deixem essa menina do livro passar!”

E, como um milagre, aqueles homens altos, de preto, abriam o caminho para mim e algumas pessoas que podiam entrar no trio elétrico ( era a primeira vez que subia naquele carro iluminado). Olhei para cima e vi, aquele homem que fez esta tão boa ação, era Jesus Sangalo. O radialista realmente cumpriu o que me prometera. Que essas boas ações tenham sido recompensadas, porque me causaram uma indecífravel alegria.

Fiquei ali, em cima do trio, em transe, era inacreditável, eu conseguira, a felicidade inundava meu ser. De repente, muitas luzes, o povo em êxtase. E ela, minha inspiração vem subindo…Meu DEUS, como ela é linda, muito mais pessoalmente, do que na televisão. Ela vinha sorrindo e apertando as mãos de algumas pessoas, pegando alguns Cd’s e entregando aos seguranças. Minhas pequenas mãos estendidas e senti um aperto de mãos tão suave, acho que chorei, sorri, nem sei dizer o que senti. Foram breves segundos que foram eternizados em meu coração.

Fiquei em cima do trio, acenando, acenando, mostrando meu livro e alguém o pegou, eu vi que a pessoa olhou, leu algumas páginas e depois saiu por um tempo, voltou momentos depois, com ele autografado. Naquela agitação não consegui falar com Ivete, nem declamar ou ler uma poesia como gostaria que fosse. Queria abraça-la, vê-la sorrir ao contar dos dias e horas que ficava escrevendo, que ela me inspirava em poesia, e que até aprendi a desenhar, para ilustrar o seu livro. Como professora e escritora/poetisa, quisera que este livro e outros que escrevi chegassem as escolas, nunca consegui, não por falta de talento, mas sim de recursos e de um olhar “humanizado”. Nada disso aconteceu, mas o livro virou história que hoje estou a contar a vocês e ficou essa homenagem para que as crianças vissem que também podiam sonhar.

TDAH
Autografo

Ivete Sangalo, minha eterna “vevetinha”, o tempo passou, mas a esperança permanece. Sem saber que tinha TDAH, um dos meus hiperfocos foi você, e a lição que ficou para todos, tenham ou não TDAH, foi que nunca devemos desistir, o livro está aqui e vai virar um E-book, para que todas as crianças do mundo possam baixar e todas as pessoas possam conhecer esta história e se inspirar, nunca desistam, o que às vezes parece tão impossível, DEUS pode realizar. Quem sabe ainda “minha vevetinha” vou lhe entregar este livro ou E-book pessoalmente, e desta vez tomar um café contigo, conversar e te abraçar.

Poesia “ Estrela Nacional”

 

Filha de uma professora

E de um grande seresteiro

És a ilustre cantora,

Que enobrece Juazeiro

 

Desde a mais tenra idade

Tua paixão é cantar

De sonho a celebridade

Tornastes estrela a brilhar

 

Humilde, alegre e simples,

Nascida no interior

Para realizar o teu sonho

Fostes encantar Salvador

 

E na capital baiana

Ao meio artístico se unia

Com talento que inflama

Teu brilho logo surgia

 

Em fenômeno musical

Logo se transformou

Como musa nacional

Ivete, o Brasil te aclamou!

 

Tens assim a missão mais linda

Que alguém pode imaginar

Pois cantas para o mundo sorrir

E vives para o mundo sonhar.

Autora: Socorro Bernardes

 

Mais artigos que você pode gostar. clique no link abaixo:

Vencer com TDAH – Minha Vida com o transtorno

Conheça nosso mais recente trabalho:

Clique abaixo para saber mais:

Atividades Exitosas 3

E-book que contém atividades e jogos pedagógicos para crianças em alfabetização e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Atividades de concentração e estimulação para crianças com transtornos de aprendizagem (TDAH, Dislexia, Autismo e dificuldades de aprendizagem).

Atividades lúdicas em Papel, EVA, Feltro e artigos recicláveis como Garrafa PET e outros.

Sugestões de atividades para as datas festivas do ano.

Contém mais de 220 páginas de sugestões de atividades de acordo com os níveis de escrita, atividades lúdicas, jogos pedagógicos, em feltro e E.V.A., garrafa PET e papel, todos testados e comprovados.

As atividades podem ser aplicadas de forma lúdica e bastante criativa para a realidade e de acordo com a habilidade de cada criança, promovendo desta forma a concentração e estimulando a aprendizagem da mesma, por pais, cuidadores e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias obtendo dessa forma a real aprendizagem da criança.

Abraços,

Socorro Bernardes

Meu hiperfoco TDAH – Um livro de poesias para a cantora Ivete Sangalo
Classificado como: