Definição de Musicoterapia

Primeiramente, a musicoterapia é uma prática terapêutica que utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para promover mudanças físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas em indivíduos. Assim sendo, esta forma de terapia é conduzida por um profissional qualificado, conhecido como musicoterapeuta, que usa intervenções musicais para atingir objetivos terapêuticos específicos de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Possíveis Benefícios da Musicoterapia em Relação ao TEA

A musicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz no manejo dos sintomas característicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) devido a várias razões:

Estimulação Sensorial

Sobretudo, a música pode ajudar a regular a sensibilidade sensorial, que é comum em pessoas com TEA. Igualmente, sons agradáveis e ritmos regulares podem proporcionar uma experiência sensorial que ajuda a reduzir a hipersensibilidade ou hipossensibilidade.

Comunicação e Interação Social

Muitas pessoas com TEA têm dificuldades na comunicação verbal e na interação social. A música pode servir como um meio alternativo de comunicação, permitindo a expressão de sentimentos e emoções sem a necessidade de palavras. Sessões de musicoterapia frequentemente envolvem atividades que incentivam a interação, como cantar em grupo ou tocar instrumentos juntos.

Desenvolvimento de Habilidades de Linguagem

À princípio, a música pode ajudar a melhorar as habilidades linguísticas através de canções que repetem frases e palavras de maneira rítmica, facilitando a memorização e a pronúncia.

Comportamentos Repetitivos e Estereotipados

A estrutura rítmica da música pode ajudar a organizar o comportamento e reduzir comportamentos repetitivos. Do mesmo modo, a música pode ser usada para criar uma rotina e proporcionar uma sensação de previsibilidade e segurança.

Regulação Emocional

A música pode ter um efeito calmante, ajudando a regular as emoções e reduzir a ansiedade. Nesse sentido, ela pode proporcionar um meio de expressão emocional, permitindo que a pessoa com TEA explore e libere sentimentos de maneira segura e controlada.

Desenvolvimento Cognitivo e Motor

Primordialmente, atividades musicais podem apoiar o desenvolvimento cognitivo e motor, como melhorar a coordenação motora fina e grossa ao tocar instrumentos ou seguir padrões rítmicos.

Atenção e Concentração

A música pode melhorar a atenção e a concentração, pois envolve a escuta ativa e o engajamento com diferentes sons, ritmos e melodias.

Motivação e Engajamento

A natureza prazerosa da música pode aumentar a motivação e o engajamento em atividades terapêuticas. Ao mesmo tempo, crianças e adultos com TEA podem achar a musicoterapia mais atraente e envolvente do que outras formas de terapia.

Os musicoterapeutas costumam adaptar as sessões para atender às necessidades individuais de cada pessoa com TEA, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos musicais para alcançar os objetivos terapêuticos específicos.

 

Eficácia da Musicoterapia no Desenvolvimento Cognitivo e Motor

Estimulação Cognitiva

A música pode estimular várias áreas do cérebro simultaneamente, promovendo a neuroplasticidade. Igualmente, atividades como aprender a tocar um instrumento ou seguir padrões rítmicos podem melhorar funções cognitivas como memória, atenção e processamento auditivo.

Aprendizagem e Memória

Canções e ritmos podem ser usados para facilitar a aprendizagem de novas informações e habilidades. Assim sendo, a repetição melódica e rítmica ajuda na memorização e na recordação de conceitos, vocabulário e sequências.

Pensamento Lógico e Sequencial

Atividades musicais que envolvem seguir padrões e sequências podem melhorar habilidades de pensamento lógico e sequencial. Aprender uma peça musical ou participar de uma sessão de improvisação requer organização mental e planejamento.

Resolução de Problemas

A prática musical pode envolver a resolução de problemas em tempo real, como ajustar a execução de um instrumento ou improvisar musicalmente. Nesse ínterim, essas experiências podem transferir-se para habilidades de resolução de problemas em outras áreas da vida.

Desenvolvimento Motor

Coordenação Motora Fina e Grossa

Tocar instrumentos musicais requer a utilização de movimentos precisos e coordenados, tanto dos membros superiores (como dedos e mãos) quanto dos inferiores (como pés). Por exemplo, tocar piano ou guitarra envolve movimentos detalhados dos dedos, enquanto tocar bateria pode envolver todo o corpo.

Sincronização e Ritmo

Seguir ritmos musicais pode ajudar a melhorar a sincronização dos movimentos. Da mesma forma, atividades como bater palmas, marchar ou dançar ao ritmo da música podem melhorar a coordenação motora e o senso de tempo e ritmo.

Desenvolvimento da Força e da Destreza

Certos instrumentos exigem força e destreza, como soprar um trompete ou manejar um arco de violino. Com isso, a prática regular pode fortalecer músculos específicos e melhorar a destreza manual.

Integração Sensorial-Motora

A musicoterapia pode ajudar na integração sensorial-motora, onde a percepção sensorial é traduzida em resposta motora. Analogamente, esta integração é essencial para a realização de tarefas cotidianas e complexas.

 

Aplicação Prática

Um musicoterapeuta pode planejar atividades específicas para trabalhar no desenvolvimento cognitivo e motor de uma pessoa com TEA, como:

Jogos de Ritmo

Primeiramente, utilizar tambores e outros instrumentos de percussão para seguir e criar ritmos, ajudando na coordenação e no tempo de reação.

Exercícios de Movimento ao Som da Música

Em seguida, danças guiadas ou exercícios de movimento sincronizado com a música para melhorar a coordenação grossa.

Aprendizagem de Instrumentos

Introdução gradual ao aprendizado de instrumentos, começando com os mais simples e progressivamente avançando para os mais complexos, para trabalhar na destreza e na memória motora.

Atividades de Improvisação

Sessões de improvisação musical para promover a criatividade, a resolução de problemas e a expressão emocional.

A eficácia da musicoterapia no desenvolvimento cognitivo e motor está bem documentada e pode ser uma abordagem complementar valiosa no tratamento de indivíduos com TEA, simultaneamente proporcionando uma maneira envolvente e motivadora de trabalhar habilidades essenciais.

 

Aplicação Objetiva: A Prática do Piano

Antes de mais nada, a prática do piano pode ser particularmente eficaz para ajudar uma criança dentro do espectro autista nível 2 a desenvolver a integração sensorial-motora. Nesse sentido, aqui estão alguns exemplos específicos de como essa atividade pode beneficiar a criança:

Coordenação Motora Fina

  • Exemplo de Atividade: Tocar escalas ou simples melodias no piano.
  • Benefícios: Requer o uso de movimentos precisos dos dedos, ajudando a desenvolver a destreza manual e a coordenação entre os dedos de ambas as mãos.

Integração Bimanual

  • Exemplo de Atividade: Tocar peças que envolvem ambas as mãos de forma coordenada, como tocar acordes com a mão esquerda enquanto a mão direita toca a melodia.
  • Benefícios: Ajuda a melhorar a coordenação entre as duas mãos, promovendo a integração motora bimanual.

Percepção Espacial e Sensibilidade Tátil

  • Exemplo de Atividade: Localizar e pressionar as teclas corretas sem olhar diretamente para elas, confiando no toque e na memória espacial.
  • Benefícios: Melhora a percepção espacial e a sensibilidade tátil, essenciais para a execução eficiente do instrumento.

Ritmo e Sincronização

  • Exemplo de Atividade: Tocar ao ritmo de um metrônomo ou acompanhar uma faixa de acompanhamento.
  • Benefícios: Desenvolve o senso de tempo e ritmo, além de melhorar a capacidade de sincronizar movimentos com estímulos auditivos.

Planejamento Motor e Execução Sequencial

  • Exemplo de Atividade: Aprender e tocar uma peça musical do início ao fim.
  • Benefícios: Envolve o planejamento e a execução de uma sequência de movimentos, o que pode melhorar a capacidade de realizar tarefas complexas em etapas ordenadas.

Integração Auditiva e Motora

  • Exemplo de Atividade: Reproduzir melodias ou ritmos ouvidos durante a sessão.
  • Benefícios: Promove a conexão entre o que a criança ouve e os movimentos necessários para reproduzir os sons no piano, melhorando a integração auditiva e motora.

Regulação Emocional e Atenção

  • Exemplo de Atividade: Sessões curtas e focadas com intervalos regulares para evitar sobrecarga sensorial.
  • Benefícios: A prática regular do piano pode ajudar a criança a melhorar sua atenção sustentada e fornecer uma saída para a expressão emocional, contribuindo para uma melhor regulação emocional.

Sensibilidade à Propriocepção

  • Exemplo de Atividade: Tocar com diferentes níveis de força para criar dinâmicas variadas (piano, mezzo forte, forte).
  • Benefícios: Ajuda a criança a desenvolver uma melhor consciência da força aplicada, aprimorando a propriocepção (sensação de posição e movimento do corpo).

Aplicação Prática com Acompanhamento de Musicoterapeuta

Em suma, um musicoterapeuta pode adaptar essas atividades para atender às necessidades e habilidades específicas da criança, proporcionando um ambiente seguro e de apoio para a prática do piano. Dessa forma, o terapeuta pode usar reforço positivo, escolher músicas que a criança goste e introduzir gradualmente novos desafios para manter a motivação e o engajamento.

Por fim, além disso, a prática do piano pode ser intercalada com outras atividades musicais e sensoriais para proporcionar uma abordagem terapêutica holística, ajudando a criança a desenvolver habilidades motoras, cognitivas e emocionais de forma integrada.

 

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