Todos nós temos crenças sobre como as coisas deveriam ser tenhamos TDAH ou não. E depois de um tempo passamos a acreditar que é assim que a vida é. O problema nesse caso é quando agimos com base em crenças que nos limitam e dificultam o alcance de nossos objetivos.

TDAH

Existem certas crenças que podem impedir que adultos com TDAH alcancem com sucesso seu potencial. Se você mantém uma ou mais das crenças listadas abaixo, pode decidir que simplesmente não é capaz ou “bom o suficiente”.

Mas espere, nem tudo é tão ruim para quem tem TDAH!

Felizmente, existem maneiras de combater essas mentalidades para que elas não atrapalhem a sua vida, mesmo que você tenha TDAH.

ISSO NÃO DEVERIA SER TÃO DIFÍCIL

Quando você tem essa crença, provavelmente fica frustrado e questiona sua competência em tudo o que está tentando realizar. Depois de ficar frustrado, você pode parar de tentar tanto e, eventualmente, desistir.

Parte da frustração pode vir de não ter as habilidades executivas bem desenvolvidas de que você precisa para administrar sua vida. E, se em algum momento ao longo do caminho você aprendeu algumas dessas habilidades, você pode não ter conseguido desenvolvê-las ainda.

A boa notícia é que você pode aprender e/ou desenvolver essas habilidades.

A melhor maneira de lidar com essa frustração é reconhecer que inicialmente a jornada para lidar com seu TDAH pode ser desafiadora.

Porque aprender as habilidades e estratégias necessárias para organizar sua vida pode não vir naturalmente, muitas vezes você pode precisar de uma ajuda medicamentosa, mentoria ou psicoterapia.

EU DEVERIA SER CAPAZ DE FAZER “ISSO” TÃO FACILMENTE QUANTO TODOS OS OUTROS

Enquanto você está se comparando com o que você acha que é verdade para os outros, você não está descobrindo como você opera melhor e o que você precisa fazer para facilitar sua vida.

Para lidar com esse sentimento de ser menos em relação a outras pessoas que não tem TDAH, primeiro, lembre-se de que não podemos realmente saber pelo que alguém está projetando do lado de fora o que está realmente sentindo por dentro. Na verdade, não conhecemos suas lutas… Em seguida, concentre-se em aprender a fazer as coisas de maneira diferente de uma maneira que funcione para você, de uma forma que funcione com o seu TDAH, para facilitar o caminho. Porque a maneira como você alcança seus objetivos pode parecer diferente da maneira como aqueles ao seu redor alcançam os deles. E tudo bem, desde que funcione para você!

EU NÃO SEI O QUE FAZER

Quando você acredita que não sabe o que fazer, fica confuso e pode:

Não estabelecer o que você sabe.

Passar de uma tarefa para outra, evitando terminar qualquer uma delas.

Ficar cada vez mais frustrado.

E eventualmente, talvez, até desistir.

Para superar esse sentimento de confusão, o primeiro passo é parar e centrar-se, e reconhecer que não tem certeza do que fazer. Em seguida, crie alguma clareza e um plano para seguir em frente, fazendo a si mesmo algumas perguntas-chave:

O que eu sei? Você provavelmente sabe mais do que pensa.

Sobre o que estou inseguro?

Como posso encontrar as respostas para as minhas perguntas?

Que tipo de suporte eu preciso?

Existe alguém que possa me ajudar? (Eu posso, entre em contato 😊)

Qual é o próximo passo?

Depois de ter mais clareza, você pode trabalhar em seu plano, enquanto busca o suporte necessário para esclarecer as próximas etapas.

EU TENHO MUITO QUE FAZER

Quando você tem essa mentalidade, provavelmente se sente sobrecarregado porque tem a sensação de que precisa fazer tudo de uma vez.

Hoje!

Agora!

Se esta é a sua mentalidade, então você tem muito o que fazer.

Mas você pode combater esse sentimento de opressão tomando algum tempo para respirar, realmente. Lembrando-se que você não pode fazer tudo de uma vez. Certificando-se de ter um contêiner para todas as suas tarefas, como um gerenciador de tarefas, para que suas tarefas fiquem visíveis para você.

Dividir suas tarefas em tarefas menores com prazos de acompanhamento, em seguida, focando no que você precisa fazer em seguida, não no que você tem que fazer daqui a três semanas.

Quando você desacelerar e fizer o que foi dito acima, descobrirá que se sentirá menos sobrecarregado e poderá tomar melhores decisões. E pouco a pouco você pode realizar suas tarefas importantes.

DIFICULDADE NA REALIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS

Sim, mentalidades limitantes podem atrapalhar nossos objetivos. Mas a boa notícia é que existem ações que você pode tomar para combater essas crenças. Você tem uma das mentalidades acima? Qual é uma ação que você pode tomar esta semana ou mesmo hoje para minimizar seu impacto?

Essas informações podem ajudar alguém em seu círculo de amizade? Passe adiante!

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”. Clique abaixo:

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

TDAH

TDAH x Crenças limitantes como superar e viver melhor
Classificado como: