Pais ou professores de crianças com Dislexia e/ou TDAH, precisam ter conhecimento efetivo sobre estes transtornos para que se possa trabalhar ou lidar com esta criança. Além do conhecimento, é necessário que haja muita paciência e afetividade para ensinar ou lidar com esta criança.

TDAH

A partir do diagnóstico de um distúrbio do aprendizado da leitura e da escrita da criança que apresenta Dislexia ou TDAH, o primeiro ponto a ser considerado é a conduta frente aos achados da aprendizagem.

Portanto, é imprescindível que haja estratégias e atividades diferenciadas para estes alunos com dislexia, TDAH ou outros transtornos, pois, os mesmos aprendem, porém, de forma diferente dos demais. Neste caso destacamos:

Atividades de estimulação da leitura  para crianças com TDAH ou Dislexia

Motivação para a leitura e elaboração gráfica

 TDAH

Crianças com alterações no conteúdo da elaboração gráfica necessitam de uma estimulação especial para que encontrem na escrita uma forma agradável de receber informações ou manifestar suas ideias. Ao estimulá-las, devemos levar em conta condições indispensáveis para a sua motivação e envolvimento em atividades informais ou dirigidas:

  • Tomada de consciência do objetivo real da leitura. A criança deve ser levada a sentir a necessidade de ler, o que pode ocorrer por meio de jogos e atividades motivantes que requeiram a leitura de regras, partindo-se de representações gráficas com aumento de complexidade de simbolização: figuras de ação, logotipos que identifiquem um produto, palavras e frases.
  • A partir da análise do campo de estímulos do meio ambiente do indivíduo, fornecer diferentes materiais de leitura, preferencialmente ilustrados, partindo sempre de conteúdos significativos e do interesse da criança: histórias, gibis, revistas, jornais, propagandas, embalagens, etc.
  • Valorização de qualquer tentativa espontânea de decodificação ou produção gráfica.
  • Considerando que grande parte das crianças com alterações de forma trocas, omissões, inversões de grafemas teme escrever pelo seu histórico de desaprovações, enfatizem o valor do conteúdo de suas emissões gráficas procurando, de início, evitar correções de ortografia ou de gramática.

TDAH

Atividades escritas

  • Palavra com uma sílaba em comum
PalavrasSílaba repetidaEscreva uma nova palavra com a sílaba repetida
ELEFANTEFANTASMA
PORCAPORTA
CABEÇABELEZA
TELEFONEABACATE
MELANCIAMESA
CADEIRAMADEIRA
CASAACARICIA
ORDENANADAR
TOMATEATOLADO
LIVROALÍVIO

 

 

  • Circule a palavra inventada:
LÁPISLÁMIZ
CASSACASA
BOLABOLLIA
MESADAMESAJA
BAMANABANANA
MENINOMENIMO
PAPIAPAPAI
BRAÇOBAÇRO

 

 

  • Encontre a sílaba que falta em cada palavra
PalavraSílaba ocultaEscreva nova palavra com a sílaba oculta
ELE – TEFANFANTASMA
LA – JARAN
CA – NHA
LAM – ÃO
ME – NO
ES – LA
CO – ÇÃO

Obs: sílabas ocultas: ran – si – Pi – ni,- co – Ra

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Atividades de estimulação da leitura e escrita para crianças com Dislexia e TDAH
Classificado como: