Olá, esta é a atividade nº 1 de muitas que vocês terão semanalmente, estaremos disponibiliando atividades lúdicas e interessantes de português sequenciais para crianças com dificuldades de aprendizagens ou transtornos como TDAH, dislexia, autismo, Síndrome de Dow, seriadas e em sequência. Os pais e educadores podem adaptar a atividade para cada criança de acordo com seu nível de escolaridade.

Atividade: LER O MUNDO

Esta atividade desenvolve o letramento da criança tenha ela TDAH ou não,  ampliando o repertório cognitivo por meio de noticias encontradas em jornais e revistas.
Idade a partir de 3 anos
Objetivo:s: Trabalhar a valorização dos meios de comunicação das linguagens escrita e falada na transição e reprodução de noticias; desenvolver a criatividade e a interação social.

Desenvolvimento

TDAH

Separe um pote plástico e identifique-o com tiras de papel sulfite escrito “Potes de Notícias”, em letra bastão. Combine com as crianças para que elas tragam, semanalmente, recortes de jornais ou revistas com notícias da semana. Quem não puder pode levar uma noticia que ouviu na TV ou no rádio anotada em um papel pelos familiares. Peça as crianças que nomeiem o material e o coloquem dentro do recipiente.
Em uma roda de conversa, retire as noticias de dentro do pote, conte-as e fale a quantidade para as crianças. A partir daí, faça questionamentos, como: ” em quantos somos?” “será que tem uma noticia para cada um?”, “temos que fazer grupos de quantos para que todos tenham noticias para observar e ler?”. Depois de ouvir os comentários e a forma com a qual as crianças lidam com as questões, forme equipes, se necessário e distribua as notícias. Peça-lhes, então que observem e falem sobre o que acham que trata a noticia que têm em mãos. Solicite aos alunos que mostrem o recorte para os colegas. Pergunte-lhes quem trouxe aquele material e se sabem o que está escrito ali.
Então, faça a leitura das noticias e permita que as crianças opinem sobre o assunto. Estimule aquelas que não trouxeram recortes ou anotações e falar sobre alguma noticia que tenha lhes chamado a atenção.
Faça as anotações com os estudantes em um caderno separado especialmente para isso e acompanhe a evolução da classe, semana após semana.
Solicite que os alunos escrevam, cada um dentro de sua hipótese, a noticia que achou mais interessante. Peça-lhes que leiam o que foi escrito, procurando respeitar os mais tímidos. Em seguida, escreva coletivamente uma das noticias na lousa ou no papel Kraft. Peça aos pequenos que a reescrevam em seus cadernos, registrando a noticia destacada por eles na semana.

ATENÇÃO! semanalmente estaremos disponibilizando atividades de português para alfabetização sequenciais, fiquem ligadinhos (as) a Atividades de português para Educação Infantil nº 2, no próximo post, Não percam!
Quaiquer dúvidas ou sugestões entrem em contato pel WhaTsapp 74 – 98808 5744

Atividades de português para Educação Infantil nº 1 – crianças com TDAH ou outros transtornos
Classificado como: