Crianças com TDAH podem apresentar também sintomas de Dislexia ou Disortografia. Vejamos o que caracteriza a disortografia: É o transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia. Representa neste caso a dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita apresentada pela criança tenha ela TDAH ou não. Caracteriza-se pelo traçado incorreto da letra, lentidão, alteração no espaço, sujeira e falta de clareza na escrita, Algumas crianças se queixam de dores nas mãos ou nos braços, pois fazem força para escrever.
A criança que apresenta disortografia tende a escrever textos curtos, ter dificuldade no uso de coordenação e subordinação das orações, dificuldade também em perceber os sinais de pontuação, falta de vontade para escrever.
Observe alguns exemplos:
– Substituição:
Exemplo: “antes” por “andes”
– Omissão:
Exemplo: “Nuvem branca” por “nuvem baca”
– Acréscimo de letras ou sílabas:
Exemplo: “Escola” por “escoila”
-Separação:
Exemplo: “Está acima dele” por “Está a cima dele”
– Junção:
Exemplo: “A criança está entre os pais” por “Acriança está entreos pais”
Considera-se que, até o primeiro ano seja comum as crianças se confundirem ortograficamente, dado que a relação com o som e a palavra escrita ainda não está dominada.
Atividades que podem ser trabalhadas com crianças que apresentam disortografia, TDAH ou outros transtornos:
Atividade: Adivinhe quem é
Interpretação de texto
Fluência verbal
Percepção visual
Atenção
Coloca-se os nomes de todos os alunos da classe em tiras de papel. O aluno escolhe uma tira e deve descrever o colega para a classe de forma a ser claro na apresentação dessas caraterísticas, onde através destas características os outros colegas devem descobrir quem é a pessoa. Após a identificação, outro aluno é chamado e o jogo prossegue.
Atividades com rima
Trabalha a escrita
Conhecimento das palavras
Disortografia (observe se há omissão, substituição, separação ou junção)
Escreva uma palavra que rime com:
Madeira_____________
Gato________________
Rua_________________
Raiz: ________________
Canção:______________
Toca: ________________
Sala:_________________
Foto:_________________
Braço:____________
Cama:____________
Ovelha:____________
Espelho:___________
Janela:____________
Atividades em E.V.A
A Menina de rosa
Material: E.V.A nas cores, rosa, preto e pele, tesoura sem ponta, fita para lacinho, caneta hidrocor, cola quente
Recorte o E.V.A, de acordo com o molde da bonequinha, cole as partes da boneca nos locais adequados (cabelo, roupa), faça os olhos ou cole-os já prontos, desenhe a boca e o nariz, por último cole os lacinhos no cabelo da boneca.
Contextualizando:
Menina de rosa
Ela vem toda prosa
Que linda! Que linda!
A menina de rosa.
É rosa e de Bola
Qual o nome dela
Alguém adivinha?
- Escreva palavras que rimem com:
Bola:
Dela:
Adivinha:
- Retire do texto palavras trissílabas:
Atividade com E.V.A
Sapinha vaidosa
Material: E.V.A nas cores verde, preto e branco, caneta hidrocor, Cd usado, olhos móveis (a gosto) lacinho vermelho ( ou fita), tesoura sem ponta, cola quente, perolas coloridas ( usei verde e branco)
Recorte o E.V.A conforme o modelo, os olhos, o rosto da sapinha, cole –os no CD, cole os olhos móveis ( ou desenhe os olhos, nariz e boca) e faça a boquinha com caneta hidrocor, as pérolas para fazer a pulseira e o lacinho.
Contextualizando:
Sapinha vaidosa
Vejam que linda sapinha
Ela mora no lago
É linda e vaidosa
É namorada do sapo
Usa lacinho vermelho
E pulseirinha também
Eu a chamo de estilosa
O sapo lhe chama: meu bem
Atividades:
– Retire do texto palavras que estejam no diminutivo:
– Mude uma letra e forme novas palavras
Exemplo: Sapo – troco a letra S por T = Tapo
Lago:
Mora:
Mão:
Gato:
– Escreva palavras que rimem com estilosa:
Como anunciamos já está disponível em nosso portal o Curso Dislexia Estratégias e Atividades, com muita informação e atividades exitosas, acessem e confiram:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.