A criança com TDAH muitas vezes tem bastante dificuldade em permanecer sentada, quieta, durante as aulas, neste caso relacionamos algumas estratégias para direcionar os educadores a trabalharem com as mesmas nesta situação.
- Converse com a criança explique à mesma o motivo pelo qual ela deve permanecer sentada em sua cadeira neste momento. Verifique se a criança está confortável (isso se aplica a todas as crianças inclusive a que tem TDAH). Em alguns casos é possível que o tamanho da cadeira não seja apropriado para ela e tenha que ser substituída por uma outra.
- No que se refere à criança com TDAH, Permitir alguma mobilidade na sala de aula. Uma boa escolha Pode ser delimitar uma área em que ela possa se locomover livremente.
- Formar uma parceria com esta criança. Ela poderá desenhar ou fazer uma atividade que goste e, em troca ela poderá ficar sentada por um período de tempo. Se a mesma não fizer o combinado retirar temporariamente o privilégio.
- O educador deve ser tolerante em frente a algumas atitudes da criança, Por vezes a criança com TDAH pode sentir-se incomodada ao ficar sentada muito tempo por razões físicas.
- Estudantes com TDAH têm como característica predominante a impulsividade. Normalmente eles têm esses sintomas:
- Dificuldade em controlar ações;
- Não medem as consequências de suas atitudes;
- Têm problemas em respeitar regras e horários;
- Eles têm dificuldades para seguir instruções e executar tarefas, Neste caso o educador deve aplicar estratégias, análise de estímulos e buscar alternativa correta;
- Com frequência estas crianças com TDAH deixam os trabalhos inacabados;
- devem ser claramente definidas regras gerais da sala de aula e explicar as consequências do fracasso;
- As regras precisam ser expostas à vista de todos e devem ser lembradas frequentemente;
- Desenvolver regras personalizadas para os alunos com TDAH e antes de cada situação repetir em voz alta as regras que se aplicam até que as mesmas se tornem um hábito para eles.
- Segmentando atividades
- Dividir o conteúdo, fragmentando as tarefas e promovendo recompensas pelas ações corretas das crianças com TDAH;
- O reforço positivo é uma tática de controle de alta eficiência de comportamento;
- O educador deve dar as tarefas e as recompensas sociais para a execução das mesmas pelas crianças;
- Estabelecer um sistema de pontos para recompensar a criança com TDAH cada vez que a mesma tiver uma boa atitude O educador deve definir um sistema semelhante para toda a sala de aula.
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Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.