Para fazer a intervenção e acompanhamento das crianças que apresentam transtornos de aprendizagens com TDAH, dislexia, autismo, e outros transtornos de aprendizagens, é necessário uma equipe interdisciplinar muito especial. Essa equipe é peça-chave para a conquista de bons resultados com esta criança, ela ajuda a compreender o comportamento destas crianças e o que interfere em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e sua inclusão.
Com o objetivo de valorizar estes profissionais e o que eles fazem em prol do desenvolvimento das crianças com TDAH, dislexia, autismo, e outros transtornos de aprendizagens. Selecionamos os seguintes profissionais, porém, outros podem atuar com estas crianças a depender das suas necessidades.
Psicólogo
Especialista no comportamento humano, utiliza métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam, e estudam para ajudá-las a superarem suas queixas e administrarem seus problemas, sejam eles de relacionamento, ansiedade, estresse ou medo, entre outros.
Pedagogo
Este profissional busca compreender a pessoa que está educando e mostrar-lhe como respeitar seus limites, acreditar em seus potenciais e procurar meios que facilitem sua vida de um modo geral. Além disso, pesquisa e estuda estratégias que possibilitem sua inclusão em todos os âmbitos sociais, e orienta professores, demais profissionais e até mesmo as famílias quanto à importância da inclusão destas crianças.
Psicopedagogo
Este é o profissional que procura entender os motivos, nem sempre explícitos, que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes na busca pela aprendizagem. Ele investiga e promove as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam estar travando a aprendizagem de seus pacientes. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também previne seus pacientes de sofrerem outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.
Fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo é fundamental para o desenvolvimento do paciente com deficiência auditiva e de linguagem (fala). Ele é quem faz o treinamento auditivo ou de linguagem, orienta, faz avaliações periódicas, leitura orofacial, terapia da fala e transmite essas informações ao paciente e seus familiares.
Terapeuta ocupacional
Este profissional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia dos indivíduos com dificuldade de integrar-se a vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver a autoconfiança do paciente.
Fisioterapeuta
Responsável pela reabilitação de funções motoras, o fisioterapeuta compreende o movimento do corpo humano. Ele atua na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas. Também faz parte do seu trabalho a busca pela qualidade de vida e autoestima dos pacientes.
Assistente social
A profissão tem como objetivo principal promover o bem – estar físico e psicológico das pessoas e integrá-las na sociedade. O assistente social trabalha com questões para melhorar as condições de vida através da criação de campanhas de saúde, educação e recreação, além de implantar projetos assistenciais com o intuito de amparar pessoas que de alguma forma não tem acesso à cidadania.
Obs: caso algum dos profissionais citados queiram ratificar ou acrescentar algo á sua função, esteja à vontade.
Atividades táteis (séries iniciais e alfabetização)
– Imitar onomatopeias de objetos conhecidos como o tic-tac do relógio, o ruído de ambulância, o alarme de um carro e os sons de animais.
– Repetir em coro poesias muito simples, rimas, etc.
“Alegre manhã
Quando chega a manhã
E vem nos saudar
Dizemos a ela: Bom dia
E começamos a cantar”
– Imitar slogans publicitários
– Nomear objetos que aparecem numa figura; pedir às crianças que prestem muita atenção ao som inicial. Depois pedir que digam outras palavras que comecem com o mesmo som. Esta atividade pode ser ampliada: apresentar às crianças uma figura onde apareçam vários objetos que comecem com “a”, colocar ênfase sobre o som. Pedir às crianças para que o repitam. Procurar outras palavras que comecem com o mesmo som.
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.