Podemos apontar algumas diferenças entre os tipos de TDAH manifestados. O puramente desatento costuma ser tímido, introspectivo, de pouca iniciativa social, às vezes vítima de bullying e com sinais de desinteresse para se emgajar em atividades que exigem prazos e
Tecnologia Assistiva
A Tecnologia Assistiva traz muitos benefícios para o aluno, pois, engloba recursos, serviços, produtos, estratégias, que dão mais autonomia aos alunos que possuem limitações graves ou mobilidade reduzida. De acordo com Dias de Sá apud Bersch (2007, p. 31), a
Que dificuldades possui um cérebro com TDAH?
Segundo estudos, para as pessoas que apresentam TDAH os problemas aparecem com mais ênfase no módulo cerebral responsável pelas funções executivas. Isso significa que os atos de organizar, estabelecer um nível apropriado de alerta, ter uma memória ideal e regular
Veja a associação entre dislexia , fala e a leitura – TDAH
A dislexia, pode estar relacionada ou não ao TDAH, porém, mesmo a criança apenas sendo disléxia, existem evidências consideráveis de que os problemas inesperados de leitura nas crianças são causados por deficiências de linguagem no domínio fonológico. Grande parte de
O papel do professor de AEE
O papel do professor de AEE é de suma importância na escola, ele deve identificar os possíveis problemas de aprendizagem, e, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2009), além de identificar, elaborar, produzir e
Como identificar crianças com TDAH em sala de aula?
No ensino infantil, vamos considerar essa fase até os sete anos de idade, é comum que as crianças não consigam se manter sentados em suas carteiras e presos a uma única atividade por muito tempo, quando eles estão um pouquinho
Trabalhar as emoçoes podem melhorar o aprendizado das crianças – TDAH
Segundo estudos evidências apontam as relações emocionais nas diferentes etapas de aprendizagem com alunos que apresentam ou não TDAH, dislexia ou outros transtornos de aprendizagens. Inicialmente, há a excitação na motivação para buscar soluções. Depois existem ansiedade, alegria e resiliência
“Eu amo vir aqui” a escola do futuro para Todas as crianças – TDAH
O sonho para todos os pais e educadores das crianças tenham elas ou não TDAH ou outros transtornos de aprendizagens, é que elas amassem as escolas que estudam e tivessem realmente uma aprendizagem significativa. Escolas que propõem mudanças de paradigmas
TDAH, qual a causa e o que acontece com nossas crianças?
De acordo com Roberto Debski, o TDAH é um transtorno que tem causas genéticas, manifesta-se desde os primeiros anos e pode continuar por toda a vida. Segundo o profissional, existem alguns fatores que têm possibilidades de serem também responsáveis pelo
Estimular para melhorar, vamos falar de autismo – TDAH
O autismo assim como o TDAH, é um transtorno que não tem cura, mas, com cuidados e estímulos, aqueles que possuem o transtorno podem ser independentes e ter qualidade de vida melhorada. Na adolescência e na vida adulta, as manifestações