Para que haja um bom manejo de classe os professores devem seguir se possível, os passos abaixo relacionados para lidar com alunos adolescentes que tem TDAH. O cartão de comportamento também é uma boa ferramenta que pode ser usado pelos professores para contatarem os pais destes alunos.
– Identifique uma “ligação do TDAH” na equipe da escola, para servir como um intermediário nas questões entre os pais e a escola;
– Use folhas de atribuição diária para registrar a lição de casa;
– Use um cartão de comportamento escolar diário ou semanal (com uma possível passagem para auto avaliação após duas semanas com boa avaliação);
– Faça o adolescente ter sempre em casa um conjunto extra de livros;
– Encoraje o adolescente a aprender digitação e o uso do teclado do computador;
– Grave as aulas importantes para o adolescente ouvir mais tarde quando estiver estudando;
– Sugira o sistema de recompensa com os pais para os alunos que tem TDAH, quando estes se esforçarem mais e tirarem boas notas;
– Alterne as aulas obrigatórias com as escolhidas;
– Não há evidência de que permitir um tempo extra para os testes com tempo marcado seja de alguma utilidade; é melhor ter um local de teste isento de fatores de distração;
– Permita que o adolescente ouça música enquanto faz a lição de casa;
– Coloque resumos escritos nas apostilas para rever e estudar; uma coluna separada para cada matéria ou período de aula.
– Requeira que o adolescente faça anotações em classe, enquanto está lendo, para ajuda-lo a prestar atenção;
– Com relação à leitura, primeiro faça um levantamento do material e das perguntas esboçadas;
– Depois leia, recite, escreva e reveja após cada parágrafo;
– Experimente a tutoria dos pares na classe;
– Encoraje o adolescente que tem TDAH a estudar com um colega depois da escola;
– Programe encontros de revisão de pais e professores com o adolescente a cada seis semanas.
Cartão de relatório diário de comportamento na escola
Nome______________________________________ data______________________
Professor________________________________________________________
Por favor, avalie o comportamento desta criança hoje nas áreas abaixo listadas. Use uma coluna separada para cada matéria ou período de aula. Use as seguintes avaliações: 1 = excelente, 2 = bom, 3 = razoável, 4 = insatisfatório, 5 = muito insatisfatório. Depois, rubrique o espaço no final da sua coluna. Acrescente comentários sobre o comportamento da criança/adolescente hoje no verso do cartão.
Períodos de aula/matérias
Comportamentos a serem avaliados | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
Participação na aula | |||||||
Desempenho no trabalho em classe | |||||||
Obediência às regras da classe | |||||||
Bom relacionamento com as outras crianças | |||||||
Qualidade da lição de casa, se houver | |||||||
Rubrica do professor |
Coloque seus comentários no verso do cartão
Períodos de aula/matérias
Comportamentos a serem avaliados | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
Mantém-se calmo, não empurra | |||||||
Não implica com os outros, não insulta nem humilha | |||||||
Segue as regras do recreio e do tempo livre | |||||||
Bom relacionamento com as outras crianças | |||||||
Não briga nem bate, não chuta nem dá socos | |||||||
Rubrica do professor |
Coloque seus comentários no verso do cartão
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH para o Curso de TDAH:
Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças
Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA para o Curso de Dislexia:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.