As crianças que apresentam TDAH assim como todas as crianças gostam de atividades lúdicas e muito interessantes, relacionamos algumas que podem ser feitas com elas e vão ter ótimos resultados em sua concentração e aprendizagem, assim como algumas atividades que devem ser evitadas devido aos sintomas que as mesmas apresentam:
Esportes em equipe:
Basebol, basquetebol, futebol, quase qualquer esporte de equipe que é uma atividade altamente física e requer o envolvimento completo é uma boa oportunidade para que estas crianças possam aprender habilidades sociais e melhorar o comportamento e concentração das mesmas.
Karate ou Tae Kwon Do:
Estas atividades incluem a função de um modelo disciplinar que é o instrutor, e instruções claras, assim como interação com os pares, bem como exige todo o controle mental e física.
Escoteiros:
Uma das excelentes atividades que é muito prazerosa, para crianças que têm TDAH. Para que isso seja mais eficaz, os líderes de escoteiros devem ser treinados sobre como trabalhar com a criança e um pai pode participar como um membro ativo na tropa.
Atuação:
O palco e o teatro são extraordinários para a criança com TDAH. Ter a oportunidade de fazer uma peça, sentir-se em um ator com diferentes personagens e cenas é uma grande saída para a imaginação criativa das crianças com TDAH.
Maquetes, esculturas, trabalhos em madeira, ou atividades mecânicas:
É muito importante se trabalhar o lúdico com esta criança, pois, a maioria das crianças com TDAH gostam de ser criativas, resolver problemas ou quebra-cabeças. Ajudá-las a aprender a mudar as suas ideias em realidades concretas e a terminar por completo um projeto que começou, é extremamente gratificante para todos os envolvidos, mas especialmente para as crianças com TDAH. Quando a tarefa for concluída, a criança tem um sucesso forte e visível, e pode dizer: Eu posso fazer isso!
Natação:
É uma atividade que exige esforço físico imersão total e concentração total, com a vantagem de que é divertido.
Aulas de arte ou música:
É essencial para ajudar a criança com TDAH se expressar; arte e música são duas grandes maneiras de fazer isso. Lembre-se que não são apenas as aulas de música ou arte, estamos falando mais do que a auto expressão.
Atividades que se deve evitar:
Assistir TV em excesso:
Recentes estudos médicos indicam que o efeito da violência visto em a televisão e frequência de anúncios, pode ter um impacto negativo sobre o desenvolvimento de competências e valores das crianças com TDAH. O cérebro da criança que tem TDAH não tem as substâncias que ajudam a fazer uma escolha seletiva de mensagens que são exibidas e registradas, de modo que todas as mensagens podem ser absolvidas pelas mesmas e pode prejudica-las. Como jogos de vídeo, assistir TV é uma atividade passiva e isolada que leva tempo para a criança aprender o desenvolvimento de habilidades importantes, como exercer a interação social, para se tornar um adulto saudável. Na verdade, a televisão pode tornar mais difícil para a criança melhorar a aprendizagem e suas habilidades sociais.
Jogos de vídeo:
Pesquisas mostram que no cérebro de TDAH, esses jogos reduzem a linha de base da atividade cerebral. O resultado pode ser um cérebro hiper-focalizado, que torna a criança viciada em jogos, sem limites razoáveis, sempre buscando recompensa para fazer algo, assim encontra no jogo uma forma para compensar seu baixo nível de dopamina o que pode levar a criança a se sentir bem, porém a desenvolver um vício.
Resumindo…
A vida das crianças com TDAH pode ser emocionante, elas podem ser interessadas no que fazem, inteligentes e capazes. Tudo na vida pode ser interessante para elas se são apresentadas no contexto certo. Estas crianças querem o sucesso. Devemos dar-lhes uma chance!
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.