A memória auditiva não está ao todo relacionada ao problema de audição, refere-se a retenção ou seja, processo por meio do qual uma criança com TDAH, Dislexia, ou não preserva uma aprendizagem de maneira que possa ser localizada. Para que ocorra a retenção não somente é necessário que a pessoa que aprende tenha atenção consciente na informação, mas também que construa estruturas conceituais que deem a ela sentido e significado.
Algumas estratégias e atividades também foram usadas em meus atendimentos exitosos com crianças e adolescentes com TDAH e Dislexia, no que se refere à memória auditiva. A memória auditiva pobre coexiste com um processo auditivo fraco. Estas dicas são importantes e podem ser trabalhadas por pais e professores que lidam com crianças que tem TDAH, Dislexia, Autismo, Dificuldades de aprendizagem ou outros Transtornos de aprendizagem, são elas:
– Atraia a atenção da criança chamando-a pelo nome;
– Mantenha sempre contato visual ao falar com esta criança;
– Procure encurtar as frases e limite-as a elementos importantes;
– Coloque ênfase nas palavras que você considera “chave” no diálogo com a criança;
– Evite dar informações demasiadas de uma só vez;
– Sempre que for possível peça uma curta repetição das instruções que você deu;
– Reforce o cumprimento correto das instruções ou tarefas;
– faça listas curtas e peça ao estudante que escreva os passos a seguir em procedimentos da escola ou tarefas específicas.
Ensine a criança a verbalizar para ela os passos que irá seguir: “primeiro vou fazer…”;
– Evite falar em um só tom. Varie o tom, volume e ritmo da fala;
– Ajude a criança utilizando também instrução na forma visual.
Atividades que podem ser trabalhadas:
– Dê uma, duas ou três ou mais instruções (dependendo da idade da criança) e peça a criança que as execute na mesma ordem: Por exemplo: Pegue o livro, coloque-o sobre a carteira e feche os olhos.
– Trabalhar poesias, canções e rimas. O professor que tiver o dom da poesia pode construir as poesias com os alunos como no caso deste meu exemplo, onde construí a poesia com meu aluno/cliente.
Levo em minha mochila
O que é perdido ou achado,
Levo o meu pião,
Minha bola e meu trocado
Levo meu passe estudantil
E meu papel rabiscado,
Resto de cola, caneta
E o que nem é pra ser levado.
Mas tudo tem na mochila
Não é lixo, está guardado.
– Dizer uma série de palavras como, por exemplo: casa, relógio, bala, cachorro, etc, fazer uma pergunta: Qual a palavra que nomeia algo que serve para ver as horas?
– Dizer uma lista de cores. Pedir à criança que as repita e depois para repeti-las na ordem inversa.
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.