As bases Científicas sobre Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) e autismo são bastante recentes e muito importante com relação ao diagnóstico do TEA, de interesse e cunho multidisciplinares, o que faz compreender por que há pesquisas em disciplinas diversas.
É um campo de muitas fronteiras, no qual estão envolvidos diversos profissionais, com diferentes objetivos.
Tetzchner e Martinsen (1992:7) afirmam que a Comunicação Suplementar e Alternativa “é utilizada quando o sujeito se comunica face-a-face através de outras formas além da fala” e quando o uso dos sinais (incluindo sinais manuais e gráficos) é a principal forma de expressão do sujeito.
Geralmente a CSA é indicada a pacientes que têm diagnósticos médicos de paralisia cerebral, autismo e síndromes que afetam a possibilidade de fala, podendo apresentar transtornos de fala/linguagem, tais como: disartrias/anartrias, dispraxias/apraxias, afasias. São sujeitos que apresentam uma marca em comum: a ausência de oralidade.
A CSA é realmente efetiva no autismo?
Para muitas crianças vivendo com autismo, problemas de comunicação são os mais reconhecíveis sinais do Distúrbio deste espectro. Uma vez que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) compreende uma gama de desafios, diferentes crianças apresentarão diferentes problemas de comunicação.
Outras crianças, entretanto, podem ter facilidade de se comunicar verbalmente, mas apresentam dificuldade em entender aspectos não verbais da comunicação, como gestos, expressões faciais e linguagem corporal. E então, algumas crianças com autismo podem ser completamente não verbais.
E o CSA tem o objetivo de buscar o desenvolvimento dessas dificuldades, com diversas aplicações práticas do dia a dia para a criança.
É imprescindível lembrar que o trabalho deve ser feito em equipe. Em se tratando de TEA, a multidisciplinaridade é o que pode garantir resultados satisfatórios, pois cada profissional trabalha uma habilidade, uma necessidade; e são esses quesitos que podem proporcionar o progresso da criança e do adolescente.
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Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.