A criança com TDAH e/ou Dislexia tem amparo legal. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira – LDB nº 9394/96 – é muito clara quando aponta que a finalidade da educação nacional é de tríplice natureza: visa ao pleno desenvolvimento do educando, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. No entanto faz-se necessária adaptação e flexibilidade curricular no que concerne a avaliação do professor de acordo com as necessidades e formas de aprendizagens dos alunos com TDAH e Dislexia ou outros transtornos de aprendizagem. Para que haja uma adequação curricular viável, a escola precisa levar em conta o cotidiano do aluno, as necessidades e capacidades e os valores que orientam a prática pedagógica. Pressupõe-se que a adaptação do currículo regular, quando necessário, deve torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com TDAH e Dislexia. Não nos referimos a um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda eficazmente a todos que deve ter conhecimento tanto dos professores como dos pais.
Deparamo-nos frequentemente com a pergunta: Como avaliar o aluno com TDAH e/ou Dislexia? Acreditamos que, através das adaptações curriculares e de um trabalho diferenciado do professor, de estratégias e métodos para promover a integração desta criança sem distinção.
Ademais, é o professor quem vai perceber as necessidades e dificuldades de seus alunos, analisar as possibilidades de alterar sua metodologia, adaptar seu currículo e, até mesmo, a forma de conduzir suas aulas e as atividades avaliativas. Não quer dizer cobrar “menos” dos alunos com TDAH ou Dislexia, é necessário regular as avaliações de forma que sejam desafiadoras e, possíveis de ser realizadas pelo aluno, considerando suas condições.
Dicas para uma Avaliação Escolar para alunos com TDAH e Dislexia
– Criar avaliações diferenciadas ou modificar, ampliar, diversificar a aplicação da avaliação, para atender as crianças com TDAH e/ou Dislexia;
– Ler as questões de uma verificação de conteúdos (para alunos disléxicos ou com TDAH);
– Fazer questionamentos orais (para alunos disléxicos);
– Estar familiarizado com os métodos de ensino, para maior sucesso com as crianças com TDAH e Dislexia. Esses métodos são baseados em um programa de linguagem estruturada que faz uso de todos os canais sensoriais envolvidos na audição, visão, memória, tanto na escrita quanto na leitura;
– Dar tempo extra para que o aluno com TDAH ou Dislexia faça a avaliação;
– Reduzir o tamanho da atividade avaliativa;
– Dividi-la em partes e ajudar o aluno a manter o foco durante a resolução das questões;
– Observação e o acompanhamento do cotidiano da sala de aula, devem prevalecer em relação às provas periódicas.
Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia devem ser reconhecidos como sujeitos da aprendizagem. Desse modo, a função do diagnóstico será de identificar os avanços conquistados por eles, bem como apontar conteúdos a ser ensinados e metodologias pertinentes. Portanto, essas são ações do âmbito das flexibilizações que podem qualificar a avaliação escolar de quem apresenta os transtornos (TDAH e/ ou Dislexia). É de suma importância questionar a lógica da padronização de desempenhos e construir uma cultura escolar fundada na avaliação emancipatória.
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.