O professor mesmo percebendo sintoma de TDAH nas crianças não pode dar o diagnóstico uma vez que, não pode realizar exames mais aprofundados. No entanto, eles podem auxiliar os pais e profissionais no que diz respeito ao necessidade de um diagnóstico para verificar a possibilidade de um transtorno , como o TDAH, por exemplo, ou apenas uma dificuldade de aprendizagem, neste caso em leitura. Conforme relatos mais comuns dos
mesmos, algumas crianças perdem seus pertences, não gravam fatos importantes como
datas, situações, títulos e deveres de casa. Na escrita, por exemplo, esquecem o que vai mais
alto e mais baixo, nas diferentes letras. Outras crianças, às vezes, esquecem os sons das letras
em um ditado ou leitura. Elas podem ter também outras dificuldades que interferem
diretamente na memória tanto auditiva como visual, sem que haja uma causa orgânica.
Essas crianças podem apresentar uma dificuldade de atenção e concentração e possuir
uma atenção tão fugaz que nem chegam a armazenar dados na memória. Algumas causas
dessa falha na memória podem ser geradas por déficit de atenção, decorrentes da
hiperatividade e instabilidade associados (TDAH). O termo hiperatividade tem sido usado por muitos
profissionais da educação quando percebem que o aluno não permanece quieto sentado, é
muito excitável e disruptivo em todo ambiente em que se encontra. Porém, esse não é um
diagnóstico fácil de se realizar, pois o que o senso comum costuma chamar de hiperatividade
pode significar, por exemplo, instabilidade psicomotora provocada por frustração, por
ansiedade, por protesto, por fuga, entre outros elementos desencadeadores. O superdotado,
por exemplo, possui uma instabilidade muito grande justamente por apresentar um
entendimento muito mais rápido quando comparado com os outros alunos, podendo se sentir
frustrado ao escutar a professora repetir, para os outros, o que para ele já é óbvio.
Diferentemente, a instabilidade psicomotora se refere a um fraco controle que a criança possui
de seu corpo e que não lhe permite canalizar sua energia.
Há crianças que constantemente encontram-se gripadas, com febre, com nariz e ouvidos congestionados, tornando-asdesatentas e distraídas e neste caso interferir de forma negativa em sua aprendizagem.
O professor deve no entanto, ao analisar tais sintomas nestas crianças, sugerir uma avaliação psicopedagógica com o profissional adequado (psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiologo) porém, para auxiliá-lo neste sentido, disponibilizamos uma avaliação de leitura.
Teste de compreensão do texto
-Dê um texto adequado a idade da criança e peça-lhe que leia silenciosamente. Ao terminar, peça a criança que diga o que entendeu do texto. Caso a criança tenha muita dificuldade na leiura, ou não saiba ler, leia o texto pausadamente para ela.
Observe na fala da criança se existe sequência dos fatos, se a mesma explica com detalhes ou se é muito lacônica, se entendeu a ideia central do texto.
– Faça algumas perguntas para verificar que a criança entendeu o texto.
– Peça a criança que reconte com suas palavras o texto lido, observe nese caso se há sequência dos fatos, se há início, meio e fim.Neste momento, poderá observar sua oralidade, sua capacidade de síntese.
– Peça-lhe que escreva o que entendeu do texto. Observe a ortografia, se existe tocas ou omissões, acréscimos ou escrita espelhada.
– Após a leitura do texto, pergunte sobre o que a criança entendeu e a moral da história. Observe portanto, se há sentido no que ela diz, se está adequado ao texto. Questione quantos e quais personagens estão presentes no texto.
Atividade
Sugestão de leitura: Fábula A cigarra e a formiga
” Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.
“Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.”, desafiou a cigarra “Vamo-nos divertir.”
Cigarra Formiga
“Tenho de guardar comida para o Inverno”, respondeu a formiga, sem parar, “e aconselho-a a fazer o mesmo.”
“Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.”, disse a outra, despreocupada. “Como vê, comida não falta.”
Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a Natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.
Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e enregelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.
“Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada.”, ralhou a formiga. “Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!”
E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.”
Teste para avaliar TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade)
Avaliação inicial para TDAH ( esta avaliação não dispensa a avaliação do profissional adequado, e deve ser encaminhado em seguida, caso o mesmo apresente a maioria das respostas afirmativas)
Responda Sim ou Não
– A criança não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas
– Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer
– Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ela
– Não segue instruçoes até o fim e não termina deveres, tarefas ou obrigações
– Tem dificuldade para organiar tarefas e atividades
– Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental e prolongado
– Perde coisas necessárias para atividades (borracha, lápis, livros)
– Distrai-se com estimulos externos
– É esquecida em atividades do cotidiano
– Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
– Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em se espera que fique sentado
– Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado
– Tem dificuldade em brincar ou envolver – se em atividades de forma calma
– Não pára ou frequentemente está ” a mil por hora”
– Fala em excesso
– Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas
– Interrompe os outros ou se intromete ( nas conversas)
PROMOÇÃO:Ano letivo iniciando e além de todo o conhecimento e atividades diárias em nosso blog, canal do Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCDsuNJdJoW_W-Z5lNETDD-g?view_as=subscriber ) e nossa fanpage (https://www.facebook.com/ganhesempremais/), quero presentear muito mais, ao adquirir nossos E-books ou Cursos, além do bônus mandarei outro E-book “surpresa” para seu e-mail. Gostou? Adquira já! e mande o email para ganhar nosso bônus/presente.
Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”
Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.
E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Ebook O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.