Para iniciar o ano letivo é muito importante trabalhar com atividades lúdicas com as crianças em especial aquelas que têm Transtornos de aprendizagem ou TDAH.
As atividades que sugerimos neste artigo são muito interessantes e podem ser trabalhadas com todas as crianças na sala de aula com o objetivo de fazer a socialização das crianças que têm TDAH com as demais e também de manter a concentração delas.
De forma lúdica vamos trabalhar os cinco sentidos das crianças, trabalhar com a descoberta das sensações.
Cada gosto, cheiro, é uma nova aprendizagem, desta forma é muito proveitoso que o professor estimule os sentidos das crianças como parte da aprendizagem e do desenvolvimento integral das mesmas.
Inicie a aula com música, em seguida apresente ás crianças diversos materiais com o intuito de explorar seus sentidos e percepções.
Atividades que podem ser trabalhadas com as crianças:
Atividade 1- Caixa de sensações
Materiais para confecção:
- 1 caixa de papelão (pode ser de sapato)
- Cartolina ou papel color set branco (ou de sua preferência)
- Papel color set branco ou de cores variadas
- Cola branca
- Tesoura
- Figuras ( que podem ser de EVA ou de papel)
- Lixa
- Papel amassado
- Plástico
- Algodão
- Tecido (diferentes tipos cortados em retalhos)
- Esponja
- E.V.A
- Papelão
- Bola de gude
- Escova (de dentes ou de cabelo)
- Borracha
- O que mais achar necessário
Desenvolvimento:
- Forre a caixa com papel branco ou a cor que você desejar;
- Corte um círculo de 7 cm de diâmetro no centro da caixa (mais ou menos) no tamanho que dê para passar uma mão.
- Dentro da caixa coloque os materiais de diversas texturas, como: lixa, tecido, algodão, pedra, isopor, escova, borracha etc;
- Decore à vontade;
- Após concluir estas etapas com as crianças dispostas em roda, passe a caixa e peça que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este é.
Resultados:
As crianças irão sentir o objeto e sem vê-lo terão que imaginar e identificar apenas pelas sensações, o que é aquele objeto. Assim, depois e todas as crianças terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:
– Como era o que vocês tocaram?
– Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?
– Era liso ou enrugado?
– O que será que ele pode ser?
Atividade 2 – Que som é esse?
Materiais:
Em um ou mais CDs ou pendrives, grave diversos sons como:
- Chuva
- Ventania
- Água
- Batida de madeira
- Buzina
- Bateria
- Guitarra
- Trem
- Carro
- Moto
- Avião
- Miado
- Latido
- Relógio
- Choro
- Riso
Desenvolvimento:
- Com as crianças dispostas em roda, crie um ambiente confortável e agradável, para isso sugere-se colocar um tapete na sala com algumas almofadas para que as crianças sentem.
- Oriente-as a ficarem de olhos fechados e em silêncio para ouvirem os diferentes sons;
Observar e orientar com maior proximidade à criança que tem TDAH ou Déficit de atenção.
- Com os sons de objetos e fenômenos da natureza vá questionando as crianças sobre o que tem esse som;
- Pode-se levar diversas figuras que representem os sons e pedir que as crianças os identifiquem.
Resultados:
Apenas pelo som dos objetos e fenômenos da natureza as crianças reconhecerão estes, de modo a perceber a sonoridade e aguçar mãos este sentido.
Mais atividades vocês podem encontrar em nossos e-books e Curso de TDAH com atividades e estratégias, curso completo, inédito na internet. Feliz retorno às aulas.
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Como já havíamos anunciado, além dos nossos artigos e e-books, apresentamos também o nosso portal de Cursos online, estreamos com o Curso TDAH, Inédito, com Estratégias e Atividades, este curso é destinado à todos aqueles que desejam conhecer melhor ou que lidam com crianças que têm TDAH. Professores, pais ou mesmo pessoas com TDAH. Apesar deste curso ser bem explicativo sobre o conceito de TDAH, enfatizo bastante as estratégias e atividades a serem trabalhadas tanto em casa como na escola com as crianças que tem este transtorno. É com Bastante alegria, que eu, Escritora e Proprietária deste Blog, apresento o Link de acesso para Todos vocês. O curso é interativo e estarei também auxiliando todos que fizerem através de e-mails, Webnários (palestras online) gratuitos e no próprio portal, através de vídeos. Além de todas as vantagens, ainda disponibilizarei o e-book Trabalhando o emocional das crianças TDAH, para quem adquirir o curso. O nosso objetivo é oportunizar para vocês um ano letivo de muito SUCESSO.
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.