Acredita-se que de 5% a 10% das crianças em idade pré-escolar, até os 5 anos, apresentam alguma dificuldade para se comunicar. Entretanto, algumas delas possuem dificuldade para emitir os sons da fala e para organizá-la de forma correta, caracterizando um problema de linguagem.
Este distúrbio é a apraxia de fala, de natureza motora, cujos fatores causadores ainda são desconhecidos. Suas características geralmente estão associadas a outros distúrbios, como a Síndrome de Down, autismo e TDAH, por exemplo, tornando-se difícil de identifica-lo.
Normalmente o diagnóstico é dado após os 3 anos de idade, quando a criança começa a colaborar com o tratamento atendendo a alguns comandos relacionados a parte oral, como mostrar a língua, imitar um som ou assoprar.
Características
– Crianças muito silenciosas;
– Fala de difícil compreensão, principalmente de palavras grandes;
– Alteração na melodia da fala, utiliza sempre o mesmo tom para qualquer situação;
– Cometer erros incomuns repetitivamente, como trocar vogais ( trocar a letra A por E)
Diagnóstico
Em geral, o quadro clínico é suficiente para o diagnóstico. Ele pode ser confirmado por meio de um exame de sangue específico, o cariótipo nos glóbulos brancos do sangue (linfócitos), complementado pela técnica de hibridação in situ (FISH) para os genes da elastina (ELN) e da L1Mquinase, que costuma ser positivo em 90% a 96% dos casos. Como é um exame especializado e de alto custo, pode não estar disponível na maioria dos laboratórios. Considerando essa dificuldade, dependendo do quadro clínico, sua realização pode não ser solicitada.
Atividade
Conhecendo a letra A
A atividade trabalha com as letras do alfabeto de uma forma lúdica, tornando a atividade mais prazerosa, estimulando a atenção e a concentração.
Modo de aplicar: Faça um varal, coloque a imagem da abelha ( ou algum animal ou objeto que comece com essa letra) e junto à imagem coloque a letra A e outra letra diferente. Explique a criança que Abelha começa com a letra A, repita essa informação várias vezes para que eles possam compreender. Em seguida, mostre a imagem e aponte para a letra fazendo o som da abelha (zum). Você também pode cantar, por exemplo, a música “Voa, voa abelhinha”. Em seguida, você vai pedir para o aluno mostrar a letra A de Abelha. Para isso, segure uma mão da criança para que com a outra ela possa mostrar a letra A de Abelha. Como as crianças com Síndrome de Rett não se expressam com palavras, é interessante observar todos os seus movimentos, para buscar indícios de compreensão entre a pronúncia do nome das letras e os sentidos que as mesmas possuem nas palavras. Também é importante sempre repetir as atividades, insistindo nos modos de compreensão que a criança possa ir produzindo ao longo do ano.
Dica: Fale devagar e não deixe objetos por perto quando estiver desenvolvendo a atividade, pois isso desvia a atenção da criança. Música é sempre bem-vinda porque ajuda na compreensão. Use imagens do cotidiano da criança como cachorro, gato, pato e pássaro, entre outras. Lembre-se que imagens coloridas e grandes, além de terem melhor visualização, facilitam o entendimento por parte dos alunos.
Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”
Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.
E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas
Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:
Ebook O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.