O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um grupo de sintomas de difícil diagnóstico e pouco compreendido.
É caracterizado por apresentar suas primeiras manifestações na infância, antes dos 12 anos. É um distúrbio do neurodesenvolvimento. Ou seja, haverá profundas alterações na maturação, será um pouco mais lento do que nas outras pessoas.
Devido à falta de concentração e impulsividade dos pacientes com TDAH, o confinamento que a quarentena de Covid-19 representa é mais um desafio para suas vidas. Mesmo as pessoas que não sabiam que seus filhos tinham TDAH agora podem ter certeza. Segundo estudos: “Os processos de impulsividade e muita hiperatividade foram exacerbados em pacientes com TDAH. Também observou -se que muitos pais, que não sabiam que tinham TDAH ou duvidavam que seus filhos tivessem, agora estão confirmando isso”.
Alguns obstáculos adicionais que o confinamento está colocando na vida dos pacientes com TDAH são:
Estresse adicional
Situações de violência, pois esses pacientes têm mais dificuldade em controlar seus impulsos
Maior desafio no ambiente familiar e escolar
Comer compulsivamente
Abuso de tecnologia (de dispositivos a conteúdo)
Ser mais rigoroso nos aspectos sanitários
Adultos não estão livres de TDAH
A presença de TDAH em adultos muitas vezes é subdiagnosticada, mas é real. Porém, as primeiras manifestações ocorrerão na infância e haverá pouco ou nenhum tratamento. Por isso, ao chegar à idade adulta, a pessoa com TDAH também apresenta outros problemas, como baixa autoestima ou depressão.
“Antes falava-se que só o TDAH era questão de criança, que mesmo na adolescência era removido. Por cerca de 20 anos, temos mais evidências científicas de que os adultos também sofrem com isso. A questão ambiental puxa o gatilho para que os sintomas se manifestem”, indica Pérez Castro.
Por sua vez, segundo estudos, o TDAH em adultos acarreta o risco de abuso de substâncias e relacionamentos disfuncionais. “Um paciente com TDAH pode ter mudado de carreira cinco vezes e ter vários relacionamentos fracassados. Obviamente, sua autoestima está prejudicada”.
Diante dessas dificuldades, os especialistas pedem que os pais estejam atentos ao desenvolvimento das crianças nas mais diversas áreas.
Diagnóstico e Tratamento
Apenas um profissional de saúde, como psicólogo, neuropsicólogo, neurologista ou psiquiatra, pode fazer o diagnóstico. Embora seja difícil de detectar, deve haver evidências claras de prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou familiar.
Se a desatenção, hiperatividade ou impulsividade persistir por mais de seis meses, é hora de procurar um especialista. “Quando esses sintomas são excessivos, algo que começa a acontecer com essas pessoas é que elas passam a ser excluídas”.
Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, é necessário que os pais ou responsáveis se conscientizem sobre a doença. Embora a decisão deva ser tomada em conjunto por médicos e familiares do paciente, cada caso é diferente.
Nem todo caso é necessário tratamento medicamentoso. O critério para poder ministrar tratamento farmacológico é primeiro uma intervenção psicoeducacional. É preciso informar o que é TDAH e oferecer aos pacientes estratégias para poder trabalhar com o que o próprio paciente tem”, explica Pérez Castro.
O especialista acrescenta que a terapia psicológica dura entre quatro e seis semanas, a fim de apoiar o paciente na aquisição de instrumentos para seu próprio controle. Somente depois de até oito semanas de terapia é que a adequação da prescrição deve ser avaliada.
Pérez Castro pede que o tratamento medicamentoso seja considerado como qualquer outra condição que requer ajuda. Ele compara isso a usar óculos. Algumas pessoas exigem que vejam tão bem quanto outras. Algo semelhante acontece com o tratamento medicamentoso para o TDAH. Esses tratamentos permitem que os pacientes se concentrem enquanto outras pessoas o fazem naturalmente.
Para aprender mais sobre TDAH, ou se você suspeita que tem um filho, aluno ou algum parente com ele, entre para nosso grupo no WhatsApp que poderemos ajuda-lo.
Link para acesso: https://bit.ly/EstudosTDAHDislexia
Se você tem interesse pelo tema e, quer saber mais, curta, siga nossa página e inscreva-se em nosso canal do Youtube. Assim você garante receber todos os nossos conteúdos exclusivos.
Para isso basta acessar o link: https://www.facebook.com/ganhesempremais/
CONHEÇA NOSSOS CURSOS E E-BOOKS:
E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”
Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
particípio
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Dúvida ou sugestão: fale comigo pelo WhatSapp: 074 – 988085744
Abraços,
Socorro Bernardes
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.