O mundo está avançando a uma velocidade vertiginosa, inclusive no que se refer ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).Vivemos uma era marcada pelo uso de novas tecnologias, ferramentas e instrumentos que vieram para ficar e facilitar o nosso dia a dia. E porque não? nosso trabalho.

TDAH

Atualmente, cada vez mais profissionais preconizam a implementação destes em suas atividades diárias. Médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos e inúmeras figuras comprometidas com os avanços dessa área com um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

O que acontece quando dizemos implementar este tipo de dispositivo em outros contextos?

As novas tecnologias estão revolucionando o campo da neuropsicologia e, especificamente, tudo relacionado à avaliação e intervenção de crianças e adultos com diferentes patologias. Por exemplo, está se tornando cada vez mais comum o uso de diferentes dispositivos para avaliar e intervir em crianças com suspeita de TDAH.

Nesse caso específico, é importante ressaltar que múltiplas opções de abordagem são desenvolvidas diariamente por meio de procedimentos baseados em realidade virtual, tele-reabilitação e novas plataformas informatizadas. De fato, o FDA (U.S Food and Drug Administration), principal órgão de controle e validação de medicamentos nos Estados Unidos, recentemente incluiu uma intervenção baseada em novas tecnologias como tratamento para o TDAH.

Apesar da relativa fama e novidade desse tipo de abordagem no TDAH, os primeiros estudos localizam-se nas décadas de 60 e 70. Por esse motivo, é um procedimento com amplo embasamento científico e cuja eficácia e validade eles estão sujeitos a revisão constante.

No entanto, embora a priori possa parecer mais um avanço na disciplina e uma metodologia com múltiplas vantagens, seu uso levanta uma infinidade de questões: é realmente eficaz? Fornece dados objetivos? Pode representar um perigo para as crianças? Inúmeras questões que, aos poucos, os estudos e pesquisas realizados na área nos permitem responder com exatidão.

Porém, apesar das inúmeras questões, é provável que: a que mais se repete entre os pais seja a seguinte: quais são os verdadeiros benefícios do uso de novas tecnologias em comparação com as técnicas mais convencionais? Aqui estão algumas características que os tornam ideais para uso na população pediátrica.

Benefícios da aplicação de novas tecnologias em pacientes com TDAH

– A utilização de ferramentas como a realidade virtual permite tanto avaliações como intervenções em contexto real, favorecendo assim a obtenção de dados objetivos em relação ao desempenho do paciente e, por outro lado, a aprendizagem de estratégias úteis à criança baseadas em seu contexto natural.

–  Atrai o interesse e dinamismo dos mais pequenos e dos maiores também, visto que através da utilização deste tipo de metodologias podem ser introduzidas diferentes variáveis, aumentando consequentemente a motivação para a tarefa e, claro, a adesão ao tratamento, pois, consegue-se mais concentração da pessoa com o transtorno.

Comparada às técnicas mais convencionais, permite a apresentação de estímulos em movimento, introduzindo variáveis ​​que antes não podiam ser avaliadas de outra forma.São todas vantagens? Ressalta-se que o uso de novas tecnologias como um campo em contínua evolução e expansão ainda apresenta alguns obstáculos e limitações que devem ser superados.

O primeiro, e talvez o mais importante, está relacionado ao uso de alguns dispositivos, já que na maioria dos casos são necessários diferentes instrumentos: teclados, mouses ou joysticks. Ferramentas que requerem movimentos rápidos e precisos por parte do usuário. Fato que limita seu uso em algumas populações, como crianças com dispraxia ou paralisia cerebral.Além disso, o uso deste tipo de ferramenta requer um bom funcionamento da memória, para que o usuário se lembre de todas as informações necessárias (instruções ou comandos) para realizar a tarefa corretamente.Portanto, levando em consideração o exposto, seu uso também é limitado em pacientes com dificuldades relacionadas à memória.

Portanto, devemos basear a intervenção exclusivamente nas novas tecnologias?

Antes de responder à questão, devemos analisar cada caso detalhadamente, pois cada paciente possui características e necessidades que os tornam únicos. Porém, se o objetivo final é solucionar as dificuldades dessas crianças, o ideal será combinar as técnicas mais tradicionais com o uso das TICs, dessa forma será possível reduzir e até eliminar as dificuldades do paciente, garantindo uma melhor qualidade de tempo de vida.

Para aprender mais sobre TDAH, ou se você suspeita que tem um filho, aluno ou algum parente com ele, entre para nosso grupo no WhatsApp que poderemos ajuda-lo.

Link para acesso: https://bit.ly/EstudosTDAHDislexia

Se você tem interesse pelo tema e, quer saber mais, curta, siga nossa página e inscreva-se em nosso canal do Youtube. Assim você garante receber todos os nossos conteúdos exclusivos.

Para isso basta acessar o link: https://www.facebook.com/ganhesempremais/

 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS E E-BOOKS:

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.

 

E-book Viva o Autismo

 E-book Atividades exitosas

E-book Atividades Exitosas

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

particípio

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

TDAH

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de dislexia on-line

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

 

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

Dúvida ou sugestão: fale comigo pelo WhatSapp: 074 – 988458375

Abraços,

Socorro Bernardes

As novas Tecnologias aplicadas melhoram os sintomas do TDAH
Classificado como: