A síndrome de Asperger com ou sem comorbidade do TDAH, possui alguns sintomas que possibilitam seu diagnóstico, são eles: a alteração e distúrbio no ritmo de aparecimento das habilidades físicas, sociais e linguísticas, alterações nos sentidos, diferenças na linguagem e fala, assim como no ritmo na compreensão e nas associações de ideias.
Pode haver também, um relacionamento anormal com pessoas, objetos e na socialização, possíveis fobias, alterações na alimentação, no sono, crises de birra, agressividade ou auto agressividade. Estas crianças que apresentam este quadro, geralmente, demonstram certos rituais diários caracterizados por movimentos repetitivos, definindo a diferença de comportamento.
A relação da criança com aqueles que a cercam pode ser dificultada por atitudes mais introspectivas, além dos seus hábitos frequentes. A linguagem também é outro fator que compromete o número de interações sociais, principalmente quando há complexidade no vocabulário, associada à dificuldade na interpretação de elementos subjetivos presentes em diálogos, como metáforas e trocadilhos, além do baixo nível de contato visual.
Qual é o tratamento realizado?
A síndrome de Asperger não possui uma causa concreta e a ciência registra que sua ocorrência provém de uma condição de risco genética, podendo ou não estar associada aos fatores ambientais. Para tanto, atualmente existem diversas vertentes terapêuticas que auxiliam no processo de comunicação, como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (o PECS, na sigla em inglês), e na organização neurológica, a exemplo do procedimento denominado método Padovan de Reorganização Funcional, criado pela fonoaudióloga Beatriz Padovan.
Outro conselho para quem lida com crianças com Asperger com TDAH ou não, é a importância de recorrer a uma escola que tenha professores e um corpo técnico que estejam cientes da condição da criança. Quando há esse cuidado, todos os demais alunos se tornam receptivos e, a parte do acolhimento de todos, a criança com Asperger poderá ser estimulada a desenvolver suas habilidades, conseguir interagir socialmente e se comunicar normalmente com seus colegas.
Qual é a frequência de casos da síndrome de Asperger?
Os valores epidemiológicos, ou seja, de ocorrência dos quadros clínicos, são variados dentro dos registros científicos. Números como 3,6 de casos por 1000 crianças já foram apresentados, mas o rigor nos manuais internacionais revelou uma estatística menor: de 1 para 10. 000 crianças, sendo que a predominância masculina é nove vezes maior do que em meninas. Comparado ao autismo clássico, Asperger se apresenta 5 vezes mais recorrente, porém, nas últimas décadas, houve um aumento no nível de Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Atividades – Asperger/TDAH
Crianças diagnosticadas com síndrome de Asperger são geralmente muito inteligentes, possuem talentos e habilidades em determinadas áreas, como em cálculos matemáticos ou música, o que, geralmente, caracteriza o seu isolamento social. A aprendizagem dessa criança deve ser orientada por profissionais que a insiram no contexto social proporcionado pelo ambiente escolar.
Além disso, a habilidade de indivíduos diagnosticados com a síndrome pode entrar em desarmonia com a capacidade apresentada pelo grupo que a cerca. Para isso, na escola, os professores e a direção devem ser conscientes e preparados para esse trabalho de inclusão com atividades lúdicas e muito interessantes para todas as crianças.
Veja os artigos anteriores:
PROMOÇÃO:Em todo ano escolar além de todo o conhecimento e atividades diárias em nosso blog,
Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCDsuNJdJoW_W-Z5lNETDD-g?view_as=subscriber )
Fanpage (https://www.facebook.com/ganhesempremais/),
Quero presentear muito mais, ao adquirir nossos E-books ou Cursos, além do bônus mandarei outro E-book “surpresa” para seu e-mail. Gostou? Adquira já! e mande o email para ganhar nosso bônus/presente.
Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”
Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.
E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
Participe
O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião
Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais
Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.
E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.
E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas
Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.
Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!
CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS
Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!
CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Dúvida ou sugestão: fale comigo pelo WhatSapp: 074 – 988085744
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.