Cinco Novas Atividades Para Crianças com TDAH

Primeiramente, antes de falar sobre TDAH, é importante frisar algo fundamental: Brincar também é uma forma de aprender! Portanto, diversas atividades lúdicas que forneçam uma componente entre aprendizado e lazer são fundamentais para qualquer caminho de crescimento entre as crianças.

Assim também é com crianças com TDAH, e nesse caso, tais atividades podem ser cruciais, se estas tiverem um direcionamento para as questões mais sensíveis às crianças nestas condições. Então, foco e atenção devem ser os pontos vitais em tais brincadeiras, e por isso, este texto traz a seguir 5 possibilidades de atividades para crianças com TDAH. Confiram a seguir.

1. “Missão Sequencial” 

  • Como funciona: Em primeiro lugar, o objetivo é criar uma sequência de tarefas simples que a criança deve realizar em ordem específica, como “pular 3 vezes, bater palmas 2 vezes, dar um giro, e depois sentar”. Dessa forma, as instruções podem ser dadas uma de cada vez ou todas de uma vez, dependendo do nível de desafio desejado.
  • Objetivo: Trabalhar a memória de curto prazo, e o planejamento e a capacidade de seguir instruções.
  • Inovação: A principio, a adição de pistas visuais (cartões ou desenhos) para reforçar as instruções e permitir que elas organizem as etapas antes de começar, é um refinamento não muito comum nas brincadeiras.

2. “Labirinto de Concentração”

  • Como funciona: Primeiramente, deve ser criado um “labirinto” no chão usando fita adesiva ou barbante. A criança deve guiar um pequeno carrinho, bola ou brinquedo ao longo do labirinto com uma colher, sem sair das linhas.
  • Objetivo: Ajudar no controle motor fino e grossa, para assim desenvolver paciência e promover a atenção concentrada da criança.
  • Inovação: Primordialmente, alternar o desafio adicionando obstáculos, como cones ou pequenos “portais” que exigem mais precisão para passar, algo que refina a atenção da criança.

3. “Caça ao Tesouro Sensorial”

  • Como funciona: De antemão, o primeiro passo é esconder objetos variados em uma caixa cheia de arroz, areia ou espuma colorida. Em seguida, dê à criança uma lista com pistas (visuais ou escritas) e peça que esta encontre os itens na ordem.
  • Objetivo: Trabalhar o foco, a memória de trabalho e a interação com diferentes texturas, o que pode ser calmante.
  • Inovação: Tudo culmina em elevar os objetos encontrados a um tema maior, como “itens para construir uma história”, o que serve para engajar a criatividade.

4. “Relógio do Movimento”

  • Como funciona:  Primeiramente, crie um “relógio” gigante no chão com números de 1 a 12. Em seguida, para cada número, cole uma ação, como “pular em um pé” ou “dar um abraço no ar”. Por fim, sorteie um número e uma ação e peça que a criança execute no local correspondente.
  • Objetivo: Combinar movimento físico com foco em instruções, liberando energia de forma direcionada.
  • Inovação: A inovação consiste em usar diferentes categorias de ações (como sons ou expressões faciais) para estimular várias áreas do cérebro.

5. “História do Desafio Criativo”

  • Como funciona: À princípio, dê à criança um cenário inicial simples (ex.: “um astronauta preso na lua”) e peças de brinquedos ou materiais de arte para criar soluções e continuar a história.
  • Objetivo: Estimular a criatividade, e promover a resolução de problemas, o que ajuda a desenvolver habilidades narrativas.
  • Inovação: A definição de “mini-desafios” durante a história (ex.: “o foguete precisa de 3 peças vermelhas para funcionar”), algo que aumenta o engajamento.

 

Essas atividades equilibram desafios físicos, cognitivos e sensoriais, ajudando crianças com TDAH a canalizar energia e desenvolver habilidades importantes enquanto se divertem.

 

Porque essas atividades ajudam no TDAH?

Acima de tudo, atividades como essas ajudam crianças com TDAH porque combinam engajamento físico, mental e emocional, que são fundamentais para melhorar habilidades como foco, organização, controle de impulsos e regulação emocional. Portanto, vamos usar um exemplo prático para ilustrar como isso funciona:

 

Exemplo: “Labirinto de Concentração” (Atividade 2)

Primeiramente, imagine uma criança chamada João, de 8 anos, que tem TDAH e frequentemente se sente frustrado ao realizar tarefas que exigem concentração por longos períodos. Todavia, ele também tem dificuldade em controlar a impulsividade e perde interesse rapidamente.

  1. Implementação da Atividade: João é convidado a brincar no “Labirinto de Concentração”. Dessa forma, no chão, há uma pista desenhada com fita adesiva, e ele deve guiar uma bolinha usando uma colher até o final do labirinto, sem sair das linhas. Em conclusão, no meio do labirinto, há pequenos obstáculos (como blocos) que ele deve contornar.
  2. Resultados Diretos:
    • Atenção Sustentada: Para mover a bolinha sem deixá-la cair, João precisa focar no que está fazendo. Mesmo que ele perca a concentração, a atividade permite correções rápidas e continua a desafiá-lo.
    • Controle da Impulsividade: João aprende a ir mais devagar para evitar erros, desenvolvendo paciência e autocontrole.
    • Recompensa Imediata: Completar o labirinto dá a ele uma sensação de realização, que reforça o comportamento positivo.
  3. Generalização para a Vida Real: Após várias sessões, João começa a aplicar as mesmas habilidades de atenção e controle em outras situações, como ao fazer lições de casa ou jogar um jogo de tabuleiro. Ele percebe que ir devagar e se concentrar aumenta suas chances de sucesso.

Por que Funciona?

  1. Engajamento físico: Movimentar-se ajuda a reduzir o excesso de energia, deixando João mais calmo e preparado para focar.
  2. Reforço positivo: O feedback imediato ao completar o labirinto reforça a importância de manter a calma e persistir.
  3. Desafios graduais: A atividade pode ser ajustada para o nível de dificuldade de João, evitando frustrações e promovendo um senso de progresso.
  4. Combinação sensorial e cognitiva: A mistura de movimentos motores e atenção mental melhora a comunicação entre diferentes áreas do cérebro.

Conclusão:

Em síntese, atividades práticas ajudam crianças com TDAH ao criar ambientes onde elas podem aprender por meio da experiência, sem sentir a pressão de “acertar de primeira”. Dessa forma, o exemplo de João mostra como algo tão simples como um labirinto pode não apenas melhorar habilidades específicas, mas também dar à criança ferramentas que ela pode levar para outras áreas da vida, fortalecendo sua autoestima e autonomia.

 

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